Giro do Vale

Giro do Vale

quinta-feira, 28 de março de 2024

Eunício Oliveira é eleito o novo presidente do Senado

Foto: José Cruz / Agencia Brasil

Foto: José Cruz / Agencia Brasil

O senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) foi eleito há pouco presidente do Senado Federal para o biênio 2017/2018. Eunício teve 61 votos e venceu o senador José Medeiros (PSD-MT), que conquistou o apoio de 10 senadores e dez senadores votaram em branco.

A eleição confirmou o favoritismo do peemedebista e confere ao PMDB um domínio de 12 anos no comando da Casa. Eunício substitui o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) no cargo. Calheiros passará a ocupar a liderança do partido na Casa, cargo antes ocupado por Eunício.

A sessão deveria ter começado às 16h, mas só teve início às 17h35 porque os líderes partidários fizeram longas reuniões para definir a ocupação dos demais cargos da Mesa Diretora, conforme a regra da proporcionalidade das legendas.

Em seu primeiro ato como presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE) conduziu a votação do plenário sobre os demais membros da Mesa Diretora da Casa. A chapa única para os cargos foi eleita por 75 votos favoráveis e quatro contrários.

Desta forma, Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) será 1º vice-presidente; João Alberto Souza (PMDB-MA) foi eleito 2º vice-presidente; José Pimentel (PT-CE) será o 1º secretário; Gladson Camelli (PP-AC) ficou com a 2ª Secretaria; e Antônio Carlos Valadares (PSB-PB) e Zezé Perrela (PMDB-MG) foram eleitos para a 3ª e 4ª secretarias, respectivamente.

Logo após o resultado da eleição, Oliveira convocou os senadores para a abertura oficial do ano legislativo, que ocorre nesta quinta-feira, dia 2, no plenário da Câmara dos Deputados, para a qual o presidente da República, Michel Temer, deverá comparecer.

As definições sobre as presidências das comissões permanentes do Senado deverão ocorrer na próxima semana, quando os senadores começarão os trabalhos.

 

Correio do Povo

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também