Giro do Vale / Geral / País

Nova fase da Lava Jato mira operador de esquema no Rio de Janeiro

Ari Ferreira da Costa Filho teria trabalhado com ex-governador Sérgio Cabral.

policia federalUma nova fase da Operação Lava Jato foi deflagrada na manhã desta quinta-feira no Rio de Janeiro. De acordo com o jornal o Estado de São Paulo, a Polícia Federal (PF) e a Procuradoria da República iniciaram a ofensiva que é um desdobramento da Calicute, ação que levou à prisão de Sérgio Cabral. A intenção é prender preventivamente Ari Ferreira da Costa Filho, que seria mais um operador do ex-governador. A PF também realiza buscas em imóveis de Ari e de pessoas ligadas a ele.

Segundo informações do Estado de São Paulo, Filho começou a trabalhar com Cabral na década de 80 e em 1996 ele atuou em cargo comissionado no gabinete de Cabral. Mais tarde, ele passou por várias secretarias no governo do peemedebista no Rio de Janeiro. Filho ainda se tornou assessor especial de Cabral e participou do governo de Luiz Fernando Pezão até poucos dias atrás.

Essa já é a terceira operação policial contra o esquema de corrupção do grupo supostamente liderado por Sérgio Cabral e que teria arrecadado milhões em propinas de obras de grandes empreiteiras com o Estado quando ele foi governador do Rio, de 2007 a 2014. A operação foi autorizada pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal do Rio.

Ao menos nove acusados de atuarem como operadores financeiros do esquema de Cabral, entre doleiros e responsáveis por cobrar e transportar os pagamentos ilícitos, já foram presos pela PF no Rio desde que a Operação Calicute foi deflagrada em 17 de novembro de 2016.

 

Correio do Povo

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Foto: Lucas George Wendt / Divulgação

Evento será no teatro da instituição às 18h

Fotos: Divulgação / PRF

Acidente entre três caminhões ocorreu no KM 254 da rodovia.

Foto: Divulgação

Acordo entre líderes aprovou destaque do PPS para adiar o prazo.

Foto: Reprodução / WhatsApp

As circunstâncias do acidente ainda não foram esclarecidas.