Giro do Vale / Destaque / Saúde

Pílula do câncer começará a ser vendida em março nos Estados Unidos

Fosfoetanolamina será comercializada inicialmente como complemento alimentar.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A fosfoetanolamina, que ficou conhecida no Brasil como a pílula do câncer, passará a ser comercializada como suplemento alimentar a partir de 16 de março nos Estados Unidos. O composto ainda não tem registro na Anvisa e está passando por testes que irão definir se são considerados medicamentos ou não.

Renato Meneguelo, um dos médicos responsáveis pelo desenvolvimento da substância, afirmou que a produção está sendo feita nos EUA porque a venda do produto é autorizada no país e que a documentação da comercialização no Brasil está em andamento. Ele afirmou ainda que estão sendo feitos testes no Nordeste, em São Paulo e em Florianópolis.

Segundo Meneguelo, o composto age como um bioimunomodulador, que vai tentar regular o sistema imunológico para vários tipos de doenças, como o câncer, o Alzheimer e o Parkinson.

Meneguelo falou sobre a parceria com o químico Gilberto Chierice, que produzia e distribuía o produto na Universidade de São Paulo (USP). Segundo Renato, não houve rompimento do grupo, do qual fazia parte também o biólogo Marcos Vinícius de Almeida, mas uma divergência de opiniões. Parte do grupo queria aguardar os estudos serem completados e a outra queria colocar o composto no mercado.

– Como médico, eu não poderia ficar aguardando a resolução da parte burocrática que a Anvisa cobra, e que está certa em cobrar. Mas não houve um rompimento. Os testes em São Paulo continuam, não tem nada atrapalhando o bom andamento deles. Apenas fizemos outra rota para poder fazer um suplemento. Afinal, o próprio governo indicou que o nosso composto não produz efeito colateral e não é tóxico, então tentamos achar um novo caminho que fosse mais rápido e acessível à população que está precisando.

Conforme Meneguelo, a venda do produto não exigirá prescrição médica e o valor ainda não foi estipulado.

 

Rádio Gaúcha

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Programação inicia pela manhã, e contará com jogos ao longo do dia, e almoço na casa do Rudibar.

Somente com jogadores da cidade, equipe vai para sua primeira experiência na competição regional.

Droga estava escondida em compartimentos ocultos dentro de um veículo Hyundai I30.

Terceira etapa da competição de corrida e caminhada acontece no domingo, dia 22.