Giro do Vale

Giro do Vale

sexta-feira, 29 de março de 2024

EMEI Criança Feliz realiza projetos ambiental, e alimentar com os alunos

Professora Meiriane adotou, logo de início, o projeto da direção. (Foto: Lautenir Azevedo Junior / Divulgação)

Professora Meiriane adotou, logo de início, o projeto da direção. (Foto: Lautenir Azevedo Junior / Divulgação)

“Meio Ambiente Equilibrado + Alimentação Saudável = Criança Feliz” é o nome do projeto idealizado pela direção da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Criança Feliz. A diretora Cristiane Conceição conta que a ideia iniciou a partir da sugestão dos pais dos alunos que pediam para que se organizasse o plantio de mudas de árvores na instituição. A partir dessa ideia, se criou um projeto amplo a ser trabalho durante todo o ano.

O objetivo, segundo a vice-diretora Régia Capelão, é estimular os alunos a levarem para dentro de casa a importância da alimentação saudável e dos cuidados com o meio ambiente. “Abordando esses temas, a Escola contribui na formação de cidadãos conscientes. É nesta fase que as crianças se baseiam, muito, nos exemplos que vivenciam. Vamos estimulá-los a serem cidadãos preocupados com o meio ambiente e se alimentarem adequadamente, desde pequenos” conta Régia.

Foto: Lautenir Azevedo Junior / Divulgação

Coleta de recicláveis
As professoras foram orientadas pela direção escolar a trabalharem, inicialmente, o meio ambiente em sala de aula. No Pré A do turno da tarde, a educadora assistente Meiriane Amorin auxiliou os pequenos a pintarem o planeta Terra e enfeitarem a sala com o resultado dessa pintura. Depois disso, a professora, junto da vice-dretora, levou os alunos para fora da escola com o objetivo de recolher material reciclável e entregar à comunidade lembretes da importância de se preservar o meio ambiente. “A profe ensinou que a gente tem que cuidar da natureza. Não pode colocar lixo no chão” diz o pequeno aluno Davi Severo, de apenas 4 anos.

Chocalhos para os pequenos

O pequeno Augusto do berçário 1 se diverte com os chocalhos de material reciclável. (Fotos: Lautenir Azevedo Junior / Divulgação)

O pequeno Augusto do berçário 1 se diverte com os chocalhos de material reciclável. (Fotos: Lautenir Azevedo Junior / Divulgação)

No berçário 1, a professora Eloísa de Brito deu como tema de casa aos pais a confecção de chocalhos com material reciclável. Os bebês adoraram a ideia. Segundo a diretora Cristiane, tudo o que estimule a percepção dos sentidos, nesta fase, é muito importante, e, ainda mais, tratando de ecologia, como neste caso.

O projeto seguirá ao longo de todo ano e a direção está confiante que, plantando sementes, desde agora, a longo prazo, poderá se colher bons frutos na educação dos pequenos bom-retirenses.

 

AI Prefeitura

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também