Giro do Vale / Bom Retiro do Sul / Educação

EMEI Criança Feliz realiza projetos ambiental, e alimentar com os alunos

Ações sobre estes temas acontecerão ao longo de todo o ano.

Professora Meiriane adotou, logo de início, o projeto da direção. (Foto: Lautenir Azevedo Junior / Divulgação)

Professora Meiriane adotou, logo de início, o projeto da direção. (Foto: Lautenir Azevedo Junior / Divulgação)

“Meio Ambiente Equilibrado + Alimentação Saudável = Criança Feliz” é o nome do projeto idealizado pela direção da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Criança Feliz. A diretora Cristiane Conceição conta que a ideia iniciou a partir da sugestão dos pais dos alunos que pediam para que se organizasse o plantio de mudas de árvores na instituição. A partir dessa ideia, se criou um projeto amplo a ser trabalho durante todo o ano.

O objetivo, segundo a vice-diretora Régia Capelão, é estimular os alunos a levarem para dentro de casa a importância da alimentação saudável e dos cuidados com o meio ambiente. “Abordando esses temas, a Escola contribui na formação de cidadãos conscientes. É nesta fase que as crianças se baseiam, muito, nos exemplos que vivenciam. Vamos estimulá-los a serem cidadãos preocupados com o meio ambiente e se alimentarem adequadamente, desde pequenos” conta Régia.

Foto: Lautenir Azevedo Junior / Divulgação

Coleta de recicláveis
As professoras foram orientadas pela direção escolar a trabalharem, inicialmente, o meio ambiente em sala de aula. No Pré A do turno da tarde, a educadora assistente Meiriane Amorin auxiliou os pequenos a pintarem o planeta Terra e enfeitarem a sala com o resultado dessa pintura. Depois disso, a professora, junto da vice-dretora, levou os alunos para fora da escola com o objetivo de recolher material reciclável e entregar à comunidade lembretes da importância de se preservar o meio ambiente. “A profe ensinou que a gente tem que cuidar da natureza. Não pode colocar lixo no chão” diz o pequeno aluno Davi Severo, de apenas 4 anos.

Chocalhos para os pequenos

O pequeno Augusto do berçário 1 se diverte com os chocalhos de material reciclável. (Fotos: Lautenir Azevedo Junior / Divulgação)

O pequeno Augusto do berçário 1 se diverte com os chocalhos de material reciclável. (Fotos: Lautenir Azevedo Junior / Divulgação)

No berçário 1, a professora Eloísa de Brito deu como tema de casa aos pais a confecção de chocalhos com material reciclável. Os bebês adoraram a ideia. Segundo a diretora Cristiane, tudo o que estimule a percepção dos sentidos, nesta fase, é muito importante, e, ainda mais, tratando de ecologia, como neste caso.

O projeto seguirá ao longo de todo ano e a direção está confiante que, plantando sementes, desde agora, a longo prazo, poderá se colher bons frutos na educação dos pequenos bom-retirenses.

 

AI Prefeitura

Veja mais imagens

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Foram registrados seis acidentes que resultaram em lesões nos ocupantes

Informações iniciais dão conta de que o jovem estaria se banhando quando sumiu

Feira encerrou na noite do último domingo, dia 18