Giro do Vale

Giro do Vale

sexta-feira, 29 de março de 2024

Segue o trabalho de prevenção ao mosquito Aedes Aegypti em Bom Retiro do Sul

Foto: Lautenir Azevedo Junior / Divulgação

Foto: Lautenir Azevedo Junior / Divulgação

Anualmente, ocorre Levantamento Rápido de índice de Aedes Aegypti (LIRAA). Neste ano, este trabalho está sendo realizado desde a segunda-feira, dia 27. O levantamento consiste na visita das agentes comunitárias de saúde nas casas da comunidade, fazendo a vistoria se há ou não focos do mosquito Aedes Aegypti.

Caso encontrem, as agentes acionam Yuri Silva, responsável pelo controle de epidemias no Município, para fazer a coleta do material. As larvas coletadas nos recipientes de água parada são encaminhadas para análise na 16ª Coordenadoria de Saúde do Estado.

Até hoje, não há registro do mosquito em território bom-retirense. De acordo com a coordenadora da Saúde, Diomara Padilha, esse trabalho de prevenção, batendo de porta em porta, vistoriando o quintal dos moradores, é fundamental para que Bom Retiro do Sul continue sem ser afetado pelo mosquito.

O cronograma busca revistar todas as ruas do Município. Os responsáveis pelo levantamento não entram nas propriedades sem que o morador esteja em casa, para isso, segundo Yuri Silva, conta com a colaboração da comunidade para que abra as portas de casa e receba os profissionais, ajudando, assim, na prevenção contra o Aedes.

 

AI Prefeitura

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também