Giro do Vale / Destaque / Saúde

Campanha nacional contra a gripe A começou nesta segunda-feira

Público-alvo pode se vacinar até o dia 26 de maio nos postos de saúde.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Iniciou nesta segunda-feira, dia 17, a mobilização nacional de vacinação contra a gripe A. A campanha deste ano inclui, pela primeira vez, os profissionais de educação no grupo prioritário. Ao menos 2,3 milhões de professores de escolas das redes pública e privada devem ser imunizados nos postos de saúde de todo o país. Segundo o Ministério da Saúde, 3,6 milhões de pessoas estão entre os grupos prioritários no Rio Grande do Sul. Ainda conforme a pasta, a meta é imunizar 90% da população-alvo.

A imunização está garantida de forma gratuita a idosos, crianças de seis meses e cinco anos, indígenas, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), doentes crônicos, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Em âmbito estadual, a sugestão é que os municípios vacinem os docentes na própria escola. Segundo o secretário estadual de Saúde, João Gabbardo dos Reis, 1 milhão de doses já foram recebidas e distribuídas pelas cidades gaúchas. Outras 400 mil estão em fase de distribuição. O Ministério da Saúde vai repassar semanalmente as doses. Em 2016, até o final de março, o Estado já contabilizava 77 casos de influenza e 14 óbitos. Até o momento, segundo Gabbardo, foram registrados 10 casos, mas nenhum óbito em 2017.

A campanha nacional segue até 26 de maio, sendo que o sábado, dia 13 de maio, é o Dia D de Mobilização Nacional, com os postos de saúde abertos no sábado. O principal objetivo da campanha é reduzir as hospitalizações e a ocorrência de mortes relacionadas à influenza. Segundo o Ministério da Saúde, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de internações por pneumonia e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da gripe.

Vacinação em Bom Retiro do Sul

Bom Retiro do Sul iniciou a campanha de vacinação contra a Gripe na terça-feira, dia 10. A dose está sendo aplicada no Posto de Saúde do Centro, de segunda à sexta-feira, das 7h45 às 12 horas e das 13 horas às 15h45, até o dia 23 de maio.

De 15 à 23 de maio a dose da vacina será aplicada em portadores de doenças crônicas com comprovação da doença, mediante apresentação do CID expedido por médico.

 

Correio do Povo / Giro do Vale

 

 

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Programação inicia pela manhã, e contará com jogos ao longo do dia, e almoço na casa do Rudibar.

Somente com jogadores da cidade, equipe vai para sua primeira experiência na competição regional.

Droga estava escondida em compartimentos ocultos dentro de um veículo Hyundai I30.

Terceira etapa da competição de corrida e caminhada acontece no domingo, dia 22.