Giro do Vale / Estado / Geral

RS terá tempo seco nesta sexta-feira, com calor à tarde

Marcas serão amenas pela manhã, com chance de nevoeiro e mínimas de 13°C.

A sexta-feira será marcada pelo tempo seco no Rio Grande do Sul, com a presença do sol, acompanhado de nuvens em todas as regiões. Há possibilidade de nevoeiro ou neblina em alguns pontos em horas da madrugada e do amanhecer, mais em áreas de vales.

No decorrer do dia, é esperado o ingresso de nuvens altas do tipo cirrus, precedendo a instabilidade no estado deste fim de semana. A temperatura estará amena cedo da manhã, mas o sol aquece rapidamente e a tarde terá marcas agradáveis na maior parte do território gaúcho, exceto pelo Oeste e o Noroeste que terão calor.

As mínimas rondam os 13°C em São José dos Ausentes e Caxias do Sul. As máximas, por sua vez, podem chegar a 32°C em Santa Rosa.

O Noroeste do RS registra vários dias com mais de 30ºC neste mês, mas é exceção. A temperatura tem estado agradável em abril na maioria das regiões. Apesar de estarmos no que muitos chamam de “meia estação”, cuja marca é justamente dias mais amenos ou agradáveis, de maior conforto térmico, a temperatura ainda não está em um padrão tipicamente outonal, porém.

A atuação de áreas de baixa pressão no Cone Sul da América neste fim de semana e na segunda-feira estimula o ingresso de ar mais quente no Rio Grande do Sul, o que contribuirá para aumentar estas anomalias positivas em algumas regiões, especialmente na Metade Norte do Estado. Mas, afinal, quando deve esfriar e o clima ser verdadeiramente de abril? Para isso, recorremos aos modelos numéricos que traçam cenários de dias e semanas.

O modelo europeu, considerado o mais confiável na Meteorologia mundial, ontem em suas rodadas indicava ingresso de ar frio no Sul e no Oeste do Estado entre os dias 12 e 13, e no caso de Porto Alegre a partir do dia 14. Já o modelo americano GFS, o de maior uso no mundo, caminha em tendência similar com indicativo de ingresso de ar mais frio aqui no Rio Grande do Sul na segunda metade da próxima semana.

 

Correio do Povo

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Foto: AFP / Divulgação

O tremorregistrado neste sábado teve seu epicentro no estado de Oaxaca, no sul do país

Foto: Divulgação

Por volta das 4h, o indivíduo foi abordado por dois homens em uma moto que realizaram disparos de arma de fogo.

Foto: Divulgação

Abordagens foram realizadas em vários pontos da cidade.

Foto: Divulgação

Os suspeitos fugiram e foram perseguidos pela Brigada Militar.