Giro do Vale

Giro do Vale

sexta-feira, 29 de março de 2024

Vacinação contra a gripe já iniciou em Bom Retiro do Sul

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Bom Retiro do Sul já iniciou a campanha de vacinação contra a Gripe para este ano. Desde terça-feira, dia 10, a vacina está sendo aplicada no Posto de Saúde do Centro. Uma das novidades neste ano é a inclusão de professores das redes pública e privada na lista de prioritários.

Para este ano a meta é vacinar 90% do público alvo composto por profissionais de saúde, indígenas, crianças de seis meses até cinco anos, gestantes, puérperas – mulheres até 45 dias após o parto, e idosos – 60 anos ou mais. No ano passado a meta era vacinar 80% desse público.

Cronograma de vacinação
A vacinação seguirá de 17 de abril até 23 de maio para crianças de 6 meses a cinco anos incompletos, idosos com mais de 60 anos, gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas até 45 dias após o parto e professores da rede pública e privada que comprovem atuação em sala de aula.

De 15 à 23 de maio a dose da vacina será aplicada em portadores de doenças crônicas com comprovação da doença, mediante apresentação do CID expedido por médico.

A vacinação acontece no Posto de Saúde do Centro, de segunda à sexta-feira, das 7h45 às 12 horas e das 13 horas às 15h45.

Vírus com maior circulação
Segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBI), ao contrário de 2016, quando o maior número de registros foi do H1N1, neste ano a maior circulação tem sido do tipo H3N2.

A médica Isabella Ballalai, presidente da SBI, explica que tanto o H1N1 como o H3N2 são tipos de influenza, portanto não existe um novo vírus em circulação no Brasil. Segundo ela, as variações são igualmente graves. “Não tem mais grave e nem menos grave. Por isso que as vacinas são tri ou quadrivalentes procurando proteger de três ou quatro tipos de influenza que circulam entre nós”, disse.

 

Giro do Vale

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também