Giro do Vale

Giro do Vale

quinta-feira, 25 de abril de 2024

Chuva deve perder a intensidade nas próximas horas, diz Defesa Civil

Foto: Juliano Beppler da Silva / Giro do Vale / Arquivo

Foto: Juliano Beppler da Silva / Giro do Vale / Arquivo

Depois de chuvas intensas, a tendência para as próximas horas é de diminuição no volume de precipitação. A estimativa é do coordenador adjunto da Defesa Civil Regional, sargento Márcio Siteneski, que monitora a situação de 62 cidades dos vales do Caí, Taquari e Rio Pardo. Nesta sexta-feira, dia 26, pelo menos quatro municípios da região tiveram mais de 100 milímetros de chuva.

Segundo medição do site netsenses.univates.br, o Rio Taquari estava em 15,89 metros às 23h, junto ao Porto de Estrela, com elevação de 09cm em relação às 22h. Esse índice representa acréscimo de 2,89 metros, visto que o leito normal é de 13 metros. Já em Encantado, que tem normalidade em 31 metros, o levantamento apontava para 33,16m às 23h, com elevação de 09cm em relação às 22h. Para que ocorra uma cheia, o Taquari precisa alcançar, pelo menos, 19 metros em Estrela.

Os dados pluviométricos são motivo de preocupação às defensorias, que realizam medições e fazem projeções em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (Sema). “O solo conseguiu absorver parte dessa chuva. Estamos atentos porque ele está praticamente saturado para novas absorções, o que pode potencializar alagamentos ou transtornos”, afirma o sargento.

Mesmo com a projeção de chuva para o fim de semana, o coordenador se diz confiante. “Apesar do prognóstico, a tendência é de chuva moderada. Claro que isso pode variar, mas a tendência é que o maior volume já tenha passado”, sustenta.

Estimativas de elevação do rio ainda não são feitas. “Fica difícil, porque ainda faltam leituras, principalmente no alto do rio. A tendência da água que cai na região é de se elevar e baixar rapidamente. O mesmo ocorre nos afluentes, principalmente com o Taquari-Antas, o que provoca uma dificuldade: dados das nascentes são fundamentais para a projeção”, explica. Uma projeção deve ser divulgada nas próximas horas.

 

Grupo Independente

Compartilhe:

Comentários

  • Suelen Oliveira da Silva
    27 maio, 2017

    Nível do Rio em estrela rs hoje,na portobras

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também