Giro do Vale / Esporte / Grêmio

Grêmio recebe o Botafogo na estreia do Campeonato Brasileiro

Equipe do técnico Renato Portaluppi joga neste domingo, às 19h, na Arena.

Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação

Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação

Com três desfalques, o Grêmio dá neste domingo, contra o Botafogo, a largada no Brasileirão. Em busca do tri — foi campeão em 1981 e 1996 —, o clube ingressa em sua quarta competição na temporada com o desafio de retomar o bom desempenho do final do ano passado e exibido em escassos momentos neste 2017.

Edílson, suspenso, e Maicon e Bolaños, com lesão muscular, descaracterizam a base da equipe. As ausências, segundo Renato, explicam boa parte dos problemas.

— Não temos 50% da equipe que acabou o ano. Não é desculpa, mas complica — diz o treinador. Vice-campeão brasileiro em 2013, o técnico projeta uma campanha de regularidade e coloca o Grêmio como um dos candidatos ao título.

— Não somos piores do que ninguém, mas não tem melhores do que a gente — resume.

Renato vai para sua quarta participação em Brasileirões como técnico do Grêmio. Na primeira, em 2010, assumiu com a equipe na zona de rebaixamento e a conduziu à pré-Libertadores. No ano seguinte, não manteve o desempenho e deixou o clube nas primeiras rodadas. De volta em 2013, fez do Grêmio vice-campeão brasileiro. No ano passado, com o foco voltado para a Copa do Brasil, que o Grêmio conquistaria, descuidou-se do Brasileirão e viu a equipe finalizar na nona colocação.

Desde 2006, quando o Brasileirão passou a ser disputado por 20 clubes, o desempenho do Grêmio só é superado pelo São Paulo, apesar da falta de títulos. São 681 pontos contra 709 do clube paulista.

— Nos últimos 11 anos, o Grêmio tem feito uma média de 62 pontos por Brasileirão. É praticamente uma vaga por ano em Libertadores – destaca o matemático Tristão Garcia, do site Infobola.

A exemplo do Grêmio, o Botafogo também foca a Libertadores, praticamente classificado para as oitavas de final. A vaga poderá vir quarta-feira, no jogo contra o Nacional-COL, no Engenhão. Uma das atrações para a torcida é o atacante Guilherme, emprestado pelo próprio Grêmio.

 

Rádio Gaúcha

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Foto: Divulgação

Condutor perdeu o controle do veículo, próximo a Gráfica Cometa.

Foto: Divulgação / BM

pós buscas, o suspeito foi localizado dentro de um outro táxi nas proximidades do Parque dos Dick.

Foto: Divulgação

Houve perseguição, e cerco policial antes da prisão dos indivíduos.