Giro do Vale / Estado / Geral

Chuva não dará trégua, e RS pode ter temporais na quinta-feira

Previsão do tempo aponta para precipitação em grande parte do Estado nesta semana.

Foto: Juliano Beppler da Silva / Giro do Vale

Foto: Juliano Beppler da Silva / Giro do Vale

A previsão do tempo para a semana não é nada animadora, principalmente para os municípios gaúchos que vêm sendo castigados pelas chuvas e cheias dos últimos dias. A tendência é que o mau tempo permaneça pelo menos até quinta-feira, quando o volume tende a ser intenso em grande parte do Rio Grande do Sul, com potencial para estragos.

Conforme a Somar Meteorologia, nesta segunda-feira deve chover de forma generalizada no Rio Grande do Sul devido ao deslocamento de uma frente fria em direção a Santa Catarina. Com isso, as regiões Norte, Metropolitana, Serra e Litoral Norte devem concentrar os maiores volumes de chuva. Nestas áreas, a precipitação pode atingir 25 milímetros, quantidade de chuva sem potencial para estragos em condições normais.

Apenas na faixa limítrofe com o Uruguai, a chuva deve ser reduzida. Nesta região, o tempo permanece seco durante quase todo o dia, com pancadas isoladas. No Estado, a menor marca deve ocorrer em Santana do Livramento e Jaguarão: 10°C. A máxima ocorre em Frederico Westphalen e Santa Rosa: 20°C.

Na terça-feira, a situação se mantém muito parecida com o dia anterior. A exceção é que,com o avançar da frente fria em direção ao Norte, uma área de baixa pressão vai se formar sobre Argentina e Paraguai e jogar instabilidade sobre o Rio Grande do Sul, não permitindo, assim, trégua na chuva. Segue a tendência de precipitação na metade Norte e tempo seco com pancadas entre Uruguaiana e Bagé.

O centro de baixa pressão se intensifica na quarta-feira e a consequência disto é o aumento das chuvas em todo o Rio Grande do Sul, com maiores volumes no Norte, no Noroeste e na Fronteira Oeste. Em São Borja pode chover 30 milímetros.

Mas é na quinta-feira que a chuva ganha força e se espalha por todo o território gaúcho, acompanhada, inclusive, por temporais. O volume pode chegar a 100 milímetros em Santa Rora e a 90 milímetros em Borja, deixando todo o Rio Grande do Sul em alerta. Na sexta, a chuva para e a temperatura despenca.

 

Zero Hora

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Ainda há veículos furtados no município, que estão desaparecidos.

Ação policial iniciou após criminosos terem roubado uma moto nas imediações da Cervejaria Salva em Bom Retiro do Sul.

Homem é um dos sócios de outro envolvido e ambos teriam pago R$ 25 mil por ritual macabro.

Decisão foi feita após processo movido por um grupo de advogados trabalhistas.