Giro do Vale

Giro do Vale

terça-feira, 16 de abril de 2024

Estudantes fazem vídeos onde cobram o Estado por reforma em ginásio de esportes

Estudantes olham para o ginásio que está desativado há anos. (Foto: Juliano Beppler / Giro do Vale)

Estudantes olham para o ginásio que está desativado há anos. (Foto: Juliano Beppler / Giro do Vale)

Nesta quarta-feira, dia 5, foram publicados no Facebook, vídeos gravados por alunos do Colégio Estadual Jacob Arnt, onde os estudantes fazem cobranças quanto a reforma do ginásio de esportes da instituição de ensino, uma reivindicação que já é antiga, porém desta vez ocorreu de uma forma inusitada.

O Grêmio Estudantil José Ronan Brenner promoveu uma competição entre os alunos, onde cada turma deveria gravar uma paródia de alguma música, com letra falando sobre a necessidade de reforma do ginásio de esportes do CEJA (assista aos vídeos no final dessa matéria). O material produzido pelos estudantes foi publicado na página do Grêmio Estudantil, e os dois vídeos que receberem o maior número de curtidas até as 13h desta sexta-feira, dia 7, passarão para a segunda fase, onde haverá votação do público durante a festa junina da escola.

Até as 12h de hoje, os sete vídeos produzidos, já somavam cerca de 26 mil vizualições, em menos de 24 horas no ar.

Esta foi uma iniciativa do Grêmio Estudantil da instituição, com o objetivo de fazer com que os alunos participassem, na prática, dessa busca pelo atendimento da demanda escolar.

Luta há mais de uma década

Esta foi uma forma descontraída, utilizada pelos alunos para falarem sobre um assunto sério. Há pelo menos mais de uma década a reforma deste ginásio é pleiteada, mas até o momento não saiu do papel. O CEJA é a maior escola do município, atendendo cerca de 750 estudantes, e não conta com espaço adequado para a prática de atividades esportivas, entre outras.

Além de várias reuniões com as representações do Governo do Estado durante todos esses anos, várias manifestações também já foram feitas visando a solução dessa pauta. Em junho de 2014 o Giro do Vale registrou o abraço simbólico que foi feito por alunos, pais, professores e funcionários do CEJA, para chamar a atenção das autoridades para a necessidade de um espaço descente para a prática de atividades esportivas, entre outras.

Andamento dos projetos

Segundo a direção do CEJA, além do projeto de reforma do Ginásio de Esportes, há um outro projeto, que trata da construção de uma quadra coberta. Para essa, está faltando apenas a liberação no Estado para construção do piso da quadra, já que o restante da estrutura já foi edificada.

Quanto ao Ginásio de Esportes, a direção afirma que o projeto está em algum órgão do Governo do Estado, mas não sabem ao certo onde.

A reportagem fez contato para ouvir algum representante da 3ª Coordenadoria Regional de Educação, mas até o momento não obteve retorno.

Confira os vídeos das paródias produzidos pelos estudantes:

 

Giro do Vale

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também