Giro do Vale / Estado / Geral

Frente fria que avança na Argentina chega no RS neste domingo

Mudança de temperaturas ocorre ao longo do dia.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Depois do início do final de semana com temperaturas chegando aos 30°C, o Rio Grande do Sul recebe a frente fria que já atingiu Argentina e o Chile. De acordo com a MetSul Meteorologia, o fenômeno registrado nos países vizinhos será o mesmo que chega no Estado durante a tarde deste domingo e as marcas podem despencar para 5°C.

O resfriamento mais intenso deve começar pelas regiões Oeste, Centro e o Sul do Estado e afetar a Metade Norte até o fim do dia. Já na segunda-feira, com a chegada da parte mais intensa do ar polar, o dia vai ser extremamente frio com temperaturas muito baixas mesmo no período da tarde.

Segundo a MetSul, além do frio, a chuva também atinge várias partes do território gaúcho, mas não em grandes volumes, ficando entre 15 e 20 milímetros. O alerta maior fica para a possibilidade de vento forte que pode ter entre 60 e 70 quilômetros por hora, o que muda bastante a sensação térmica para os gaúchos.

Além disso, quase todos os modelos numéricos analisados pela MetSul indicam a ocorrência de neve na segunda-feira, portanto não é possível descartar que neve durante a manhã em alguns pontos, mas, em geral, as simulações retardaram o período mais favorável à neve para a tarde e noite. Conforme os dados, as condições tendem a ser muito propícias nas áreas em que o fenômeno tradicionalmente costuma se dar, como os Aparados da Serra.

Ainda de acordo com a MetSul, as temperaturas baixas predominam no Estado até quinta-feira, tendo as condições típicas do inverno. As madrugadas de terça e quarta-feira devem ser extremamente frias e as mínimas podem ficar ao redor de 0ºC ou abaixo de zero em quase todos os municípios gaúchos.

Entretanto, o clima logo vai mudar e o Rio Grande do Sul voltará a ter dias com temperaturas amenas e quentes. A previsão da MetSul é de que na próxima semana ocorra novamente uma mudança no tempo e até o fim do inverno, as marcas ficarão alternando entre o frio e calor.

 

Correio do Povo

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Indivíduo, que ainda não teve a identidade confirmada, teria sido alvejado por quatro disparos de arma de fogo.

Veículo cortou a frente de ônibus que transportava cerca de 20 pessoas. Pelo menos 11 pessoas ficaram feridas, sendo que quatro permanecem no HBB, em estado regular.

Mulher havia registrado ocorrência de Maria da Penha contra o indivíduo.

Ele foi agredido com socos e teve sua carteira, com documentos e cerca de R$ 1 mil, levada.