Giro do Vale / Estado / Geral

Frente fria que avança na Argentina chega no RS neste domingo

Mudança de temperaturas ocorre ao longo do dia.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Depois do início do final de semana com temperaturas chegando aos 30°C, o Rio Grande do Sul recebe a frente fria que já atingiu Argentina e o Chile. De acordo com a MetSul Meteorologia, o fenômeno registrado nos países vizinhos será o mesmo que chega no Estado durante a tarde deste domingo e as marcas podem despencar para 5°C.

O resfriamento mais intenso deve começar pelas regiões Oeste, Centro e o Sul do Estado e afetar a Metade Norte até o fim do dia. Já na segunda-feira, com a chegada da parte mais intensa do ar polar, o dia vai ser extremamente frio com temperaturas muito baixas mesmo no período da tarde.

Segundo a MetSul, além do frio, a chuva também atinge várias partes do território gaúcho, mas não em grandes volumes, ficando entre 15 e 20 milímetros. O alerta maior fica para a possibilidade de vento forte que pode ter entre 60 e 70 quilômetros por hora, o que muda bastante a sensação térmica para os gaúchos.

Além disso, quase todos os modelos numéricos analisados pela MetSul indicam a ocorrência de neve na segunda-feira, portanto não é possível descartar que neve durante a manhã em alguns pontos, mas, em geral, as simulações retardaram o período mais favorável à neve para a tarde e noite. Conforme os dados, as condições tendem a ser muito propícias nas áreas em que o fenômeno tradicionalmente costuma se dar, como os Aparados da Serra.

Ainda de acordo com a MetSul, as temperaturas baixas predominam no Estado até quinta-feira, tendo as condições típicas do inverno. As madrugadas de terça e quarta-feira devem ser extremamente frias e as mínimas podem ficar ao redor de 0ºC ou abaixo de zero em quase todos os municípios gaúchos.

Entretanto, o clima logo vai mudar e o Rio Grande do Sul voltará a ter dias com temperaturas amenas e quentes. A previsão da MetSul é de que na próxima semana ocorra novamente uma mudança no tempo e até o fim do inverno, as marcas ficarão alternando entre o frio e calor.

 

Correio do Povo

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Foto: Divulgação

Diesel teve aumento de 1,00% no preço

Foto: Divulgação

Ministro do STF concedeu liminar acolhendo mandado de segurança apresentado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP)

Foto: PRF / Divulgação

Homem foi detido durante averiguação na estrada e chamou mulher para ajudar na liberação do carro