Giro do Vale

Giro do Vale

terça-feira, 23 de abril de 2024

Jornalista Paulo Sant’Ana morre aos 78 anos

Foto: Reprodução / RBS TV

Foto: Reprodução / RBS TV

Um dos mais polêmicos e inquietos colunistas do Rio Grande do Sul, o jornalista Paulo Sant’Ana morreu nesta quarta-feira, aos 78 anos.

Nascido em 15 de junho de 1939, trabalhou como feirante e inspetor de polícia na juventude, mas se consagrou depois de entrar no jornalismo. Fanático pelo Grêmio, Sant’Ana foi contratado como colunista de esportes de ZH e comentarista esportivo da Rádio Gaúcha em 1971. Meses depois, vira comentaria do então recém-criado Jornal do Almoço, da RBS TV Porto Alegre. Ele passou a escrever crônicas sobre o dia a dia nos anos 90, depois de assumir a coluna da penúltima página de Zero Hora. Nas mais de quatro décadas, ganhou fama por seu olhar aguçado do cotidiano e pelas polêmicas que comprou.

— Não sei por que, mas me realizo quando transmito emoção para o leitor, é meio que um pacto sensitivo que se estabelece entre quem escreve e quem lê, uma relação de êxito entre cronista e leitor — disse Sant’Ana.

Sant’Ana casou-se duas vezes. Com Ieda, teve os filhos Jorge, 47 anos, e Fernanda, 45 anos, que lhe deram três netos. Depois, casou-se com Inajara, mãe de Ana Paula, 26 anos.

 

Zero Hora

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também