Giro do Vale

Giro do Vale

sexta-feira, 19 de abril de 2024

RS terá sexta-feira quente, antes de virada no tempo no domingo

O Rio Grande do Sul terá uma sexta-feira de tempo ensolarado, inclusive com períodos de céu claro em muitas regiões. A atmosfera seca no Estado favorece uma significativa amplitude térmica. O dia começa até um pouco frio e com formação localizada tanto de nevoeiro como de neblina.

Devido ao perfil quente da massa de ar sobre o território gaúcho aquece rapidamente durante a manhã e a tarde volta a ser de temperatura alta pra época do ano. As máximas ficam perto ou chegam a 30ºC em várias cidades.

As mínimas rondam os 3°C em São José dos Ausentes e os 6°C em Vacaria. As máximas, por sua vez, podem chegar a 31°C em Santa Cruz do Sul. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 13°C e 31°C.

O calor em pleno auge do inverno prossegue até sábado, inclusive devendo se intensificar com máximas acima de 30ºC em maior número de cidades. O que vem de domingo para segunda, seguindo-se ao calorão, será um verdadeiro choque térmico e que se enxerga nos mapas acima de anomalia de temperatura.

A temperatura vai afundar no Rio Grande do Sul com o ingresso de poderosa massa de ar polar no começo da semana. O domingo começa ainda quente e abafado em vários locais, contudo no decorrer do dia frente fria avança com chuva e risco de temporais isolados. Com a chegada da frente, o vento vira e a temperatura despenca com vento forte. Já fará frio cedo em locais em que a frente alcança primeiro, como o Oeste e o Sul, e até o final do domingo em todo o Estado.

 

Correio do Povo

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também