Giro do Vale / Esporte / País

Jogo do Brasil na Arena terá “Caminho do Gol”

Trecho destinado para deslocamento de torcedores será na avenida Voluntários da Pátria

Foto: Luciano Lanes / Divulgação

Foto: Luciano Lanes / Divulgação

Para facilitar o acesso dos torcedores à Arena do Grêmio na quinta-feira, dia 31, quando o Brasil enfrenta o Equador pelas eliminatórias para a Copa do Mundo na Rússia, às 21h45, a prefeitura fará um “caminho do gol”. A experiência será a reedição do que foi feito no Beira-Rio durante o Mundial em Porto Alegre.

O trecho de 500 metros destinado para o deslocamento dos torcedores será na avenida Voluntários da Pátria, entre a rua Graciano Camozzato e a Arena do Grêmio. A banda da Brigada Militar (BM) conduzirá os torcedores, com saída da caminhada às 17h.

Para a realização do evento, que espera um público de 55 mil pessoas, a secretaria municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim) realizou serviços de conservação em vias do entorno da Arena, como a rua Pedro Boessio e avenidas Padre Leopoldo Brentano e AJ Renner.

Mudanças no trânsito

O trânsito sofrerá mudanças antes do jogo. A alça de acesso da BR-448 (Rodovia do Parque) ao estádio ficará fechada a partir de 17h. Já a Avenida Voluntários da Pátria terá circulação liberada até a rua Graciano Camozzato. A av. AJ Renner terá fluxo livre até a rua José Pedro Boéssio. A circulação de veículos na Camozzato e na rua José Pedro Boéssio só será permitida com a apresentação do voucher de estacionamento.

Na Avenida Voluntários da Pátria, a partir da rua Adelino Machado, será estimulado o desembarque dos ocupantes de veículos sem voucher de estacionamento. Também a partir deste ponto, haverá uma faixa no contrafluxo que será utilizada pelo transporte coletivo e veículos credenciados. Será proibido o estacionamento de veículos nas bordas da av. Voluntários da Pátria, entre a rua Graciano Camozzato e a Arena.

Após o jogo, será liberada a alça de acesso para a BR-448 (Rodovia do Parque). Haverá inversão de fluxo de uma faixa da Voluntários da Pátria, da Arena até a rua Graciano Camozzato, e a Frederico Mentz terá sentido único da Arena até a rua Graciano Camozzato. Já a AJ Renner terá sentido único da Arena até a rua Amynthas Jacques de Moraes.

A linha Especial Futebol circulará com 12 ônibus, saindo do Largo Glênio Peres, Centro, em direção ao estádio, a partir de três horas antes do jogo. E o serviço de táxi será reforçado, com ponto de embarque e desembarque embaixo do viaduto da BR-448. Os torcedores que utilizarem o metrô deverão desembarcar na estação Anchieta, cerca de 1,5 km até a Arena.

Segurança

Já a secretaria municipal de Segurança vai atuar com um reforço no efetivo da Guarda Municipal. A novidade será um micro-ônibus com acesso ao videomonitoramento realizado pelo Centro Integrado de Comando (Ceic). O veículo está equipado com tecnologia de ponta para a sala de monitoramento, três estações de trabalho e cinco câmeras.

O Centro Integrado de Comando de Porto Alegre também acompanhará todas as ações que serão realizadas antes, durantes e pós evento, com as imagens do micro-ônibus geradas para o Ceic. Com esta unidade móvel a operação passa a contar com apoio tecnológico no local em que as operações são realizadas.

No caso, as equipes da Guarda Municipal, Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC) e BM terão acesso às imagens do entorno da Arena, no local, antes, durante e depois do jogo.

Educação ambiental 

A secretaria municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), por meio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), e a Secretaria Municipal de Relações Institucionais (SMRI) realizarão ações de educação ambiental e recolhimento de resíduos recicláveis antes do jogo. Será instalada em frente à Arena a Estação ReciclaPOA, uma mini unidade de triagem de resíduos sólidos, onde os torcedores poderão aprender mais sobre a separação correta do lixo. O funcionamento se dará das 15h às 21h.

Também estão previstas abordagens e a entrega de sacos de lixo para a disposição dos resíduos coletados no entorno do estádio. Os resíduos coletados serão alocados em um contêiner e por fim destinados às Unidades de Triagem que fazem parte da Cooperativa de Comercialização Integrada das Cooperativas de Triagem (COMINT).

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico irá atuar com agentes nas ruas, na fiscalização do comércio ambulante no entorno da Arena.

 

Correio do Povo

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

O motociclista negou o teste do etilômetro, sendo autuado administrativamente.

Na justificativa da proposta, o senador Airton Sandoval cita estudos feitos em países diversos que vinculam a adoção do horário de verão com o desenvolvimento de problemas de saúde.

Máxima pode chegar aos 30°C em algumas cidades do Estado

Indivíduo, que ainda não teve a identidade confirmada, teria sido alvejado por quatro disparos de arma de fogo.