Giro do Vale / Esporte / País

Jogo do Brasil na Arena terá “Caminho do Gol”

Trecho destinado para deslocamento de torcedores será na avenida Voluntários da Pátria

Foto: Luciano Lanes / Divulgação

Foto: Luciano Lanes / Divulgação

Para facilitar o acesso dos torcedores à Arena do Grêmio na quinta-feira, dia 31, quando o Brasil enfrenta o Equador pelas eliminatórias para a Copa do Mundo na Rússia, às 21h45, a prefeitura fará um “caminho do gol”. A experiência será a reedição do que foi feito no Beira-Rio durante o Mundial em Porto Alegre.

O trecho de 500 metros destinado para o deslocamento dos torcedores será na avenida Voluntários da Pátria, entre a rua Graciano Camozzato e a Arena do Grêmio. A banda da Brigada Militar (BM) conduzirá os torcedores, com saída da caminhada às 17h.

Para a realização do evento, que espera um público de 55 mil pessoas, a secretaria municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim) realizou serviços de conservação em vias do entorno da Arena, como a rua Pedro Boessio e avenidas Padre Leopoldo Brentano e AJ Renner.

Mudanças no trânsito

O trânsito sofrerá mudanças antes do jogo. A alça de acesso da BR-448 (Rodovia do Parque) ao estádio ficará fechada a partir de 17h. Já a Avenida Voluntários da Pátria terá circulação liberada até a rua Graciano Camozzato. A av. AJ Renner terá fluxo livre até a rua José Pedro Boéssio. A circulação de veículos na Camozzato e na rua José Pedro Boéssio só será permitida com a apresentação do voucher de estacionamento.

Na Avenida Voluntários da Pátria, a partir da rua Adelino Machado, será estimulado o desembarque dos ocupantes de veículos sem voucher de estacionamento. Também a partir deste ponto, haverá uma faixa no contrafluxo que será utilizada pelo transporte coletivo e veículos credenciados. Será proibido o estacionamento de veículos nas bordas da av. Voluntários da Pátria, entre a rua Graciano Camozzato e a Arena.

Após o jogo, será liberada a alça de acesso para a BR-448 (Rodovia do Parque). Haverá inversão de fluxo de uma faixa da Voluntários da Pátria, da Arena até a rua Graciano Camozzato, e a Frederico Mentz terá sentido único da Arena até a rua Graciano Camozzato. Já a AJ Renner terá sentido único da Arena até a rua Amynthas Jacques de Moraes.

A linha Especial Futebol circulará com 12 ônibus, saindo do Largo Glênio Peres, Centro, em direção ao estádio, a partir de três horas antes do jogo. E o serviço de táxi será reforçado, com ponto de embarque e desembarque embaixo do viaduto da BR-448. Os torcedores que utilizarem o metrô deverão desembarcar na estação Anchieta, cerca de 1,5 km até a Arena.

Segurança

Já a secretaria municipal de Segurança vai atuar com um reforço no efetivo da Guarda Municipal. A novidade será um micro-ônibus com acesso ao videomonitoramento realizado pelo Centro Integrado de Comando (Ceic). O veículo está equipado com tecnologia de ponta para a sala de monitoramento, três estações de trabalho e cinco câmeras.

O Centro Integrado de Comando de Porto Alegre também acompanhará todas as ações que serão realizadas antes, durantes e pós evento, com as imagens do micro-ônibus geradas para o Ceic. Com esta unidade móvel a operação passa a contar com apoio tecnológico no local em que as operações são realizadas.

No caso, as equipes da Guarda Municipal, Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC) e BM terão acesso às imagens do entorno da Arena, no local, antes, durante e depois do jogo.

Educação ambiental 

A secretaria municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), por meio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), e a Secretaria Municipal de Relações Institucionais (SMRI) realizarão ações de educação ambiental e recolhimento de resíduos recicláveis antes do jogo. Será instalada em frente à Arena a Estação ReciclaPOA, uma mini unidade de triagem de resíduos sólidos, onde os torcedores poderão aprender mais sobre a separação correta do lixo. O funcionamento se dará das 15h às 21h.

Também estão previstas abordagens e a entrega de sacos de lixo para a disposição dos resíduos coletados no entorno do estádio. Os resíduos coletados serão alocados em um contêiner e por fim destinados às Unidades de Triagem que fazem parte da Cooperativa de Comercialização Integrada das Cooperativas de Triagem (COMINT).

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico irá atuar com agentes nas ruas, na fiscalização do comércio ambulante no entorno da Arena.

 

Correio do Povo

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Foto: Divulgação

Diesel teve aumento de 1,00% no preço

Foto: Divulgação

Ministro do STF concedeu liminar acolhendo mandado de segurança apresentado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP)

Foto: PRF / Divulgação

Homem foi detido durante averiguação na estrada e chamou mulher para ajudar na liberação do carro