Giro do Vale / Esporte / País

Brasil empata com a Colômbia em Barranquilla

Seleção Brasileira perdeu o 100% de aproveitamento sob o comando de Tite nas Eliminatórias.

Foto: Luis Acosta / AFP

Foto: Luis Acosta / AFP

O Brasil empatou em 1 a 1 com a Colômbia na tarde desta terça-feira, dia 5, em Barranquilla, e perdeu o 100% de aproveitamento sob o comando do técnico Tite nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo. A Seleção Brasileira até saiu na frente com Willian, mas cedeu o empate com gol de Falcao Gacia no jogo válido pela 16ª rodada.

Apesar do empate, o Brasil segue tranquilo na liderança das Eliminatórias, com 37 pontos. A Colômbia é segunda, com 26. O próximo compromisso da Seleção é em 5 de outubro diante da Bolívia, fora de casa.

Brasil marca no final do primeiro tempo

Apesar do forte calor em Barranquilla, Brasil e Colômbia fizeram um primeiro tempo bastante movimentado no estádio Roberto Meléndez. Com as chances de gol divididas, valeu a qualidade de Willian para colocar a Seleção Brasileira em vantagem.

O jogo começou com os dois times valorizando bastante a posse de bola. Aos poucos, as equipes foram arriscando mais e as chances começaram a aparecer. A primeira foi brasileira. Aos 15, após escanteio batido por Willian, Paulinho teve a bola em seus pés, mas foi travado. A bola sobrou para Fernandinho na risca da pequena área. O volante bateu firme, mas Ospina conseguiu fazer a defesa para salvar a Colômbia.

A seleção colombiana respondeu com duas tentativas de fora da área, com Cuadrado e Cardona. Na melhor, Cardona recebeu o passe pela esquerda, cortou para dentro e chutou forte uma bola que passou raspando a trave esquerda de Alisson.

E o lado esquerdo era mesmo o caminho para a Colômbia levar perigo. Aos 22, Cardona deu o passe por baixo das pernas de Daniel Alves e encontrou James Rodríguez livre. O artilheiro da última Copa do Mundo bateu cruzado, mas Alisson, bem colocado, fez a defesa.

O Brasil voltou a chegar com perigo aos 27 com Firmino. Após tentativa de Neymar, o jogador do Liverpool bateu cruzado e obrigou Ospina a fazer uma grande defesa. A Seleção teve outra oportunidade em seguida com Neymar, que avançou livre pela esquerda, mas tentou o passe para Firmino na saída do goleiro e mandou para fora.

A Colômbia ainda obrigou Alisson a fazer duas defesas. Na primeira, Falcão ganhou pelo alto após cruzamento da esquerda e o goleiro brasileiro espalmou para fora. Depois, James Rodríguez bateu falta forte no canto e novamente Alisson foi bem, dessa vez pegando firme.

Quando parecia que o primeiro tempo terminaria sem gols, o Brasil marcou em um belo lance de ataque. Thiago Silva lançou para Neymar, que deu um toque para trás para Willian, que acertou um belo chute e mandou no ângulo, sem chances para Ospina, 1 a 0.

Falcao empata para a Colômbia

Atrás no placar, a Colômbia voltou para o segundo tempo com uma mudança: Yimmi Chará no lugar de Cuadrado. No Brasil, Tite manteve os mesmos 11 que iniciaram a partida.

O Brasil iniciou o segundo tempo tentando controlar o rimo do jogo. A Seleção até fazia isso bem, mas aos 10 minutos cedeu o empate. Em um lance isolado de ataque, Arias cruzou do direito para a área, onde Falcão mostrou oportunismo. O camisa 9 se antecipou a Marquinhos a cabeceou no canto tirando de Alisson para igualar o placar, 1 a 1.

A Colômbia quase virou logo em seguida em um lance de muita inteligência de James Rodríguez. Aos 14, ele bateu um falta do lado esquerdo por baixo da barreira surpreendendo Alisson e acertou a trave.

Na tentativa de recuperar o poder ofensivo, Tite mandou a campo Gabriel Jesus. O centroavante do Manchester City ingressou no lugar de Roberto Firmino. Depois, Philippe Coutinho ainda entrou no lugar de Renato Augusto. Pekerman colocou Teo Gutiérrez no lugar de Cardona, tornando a equipe mais ofensiva.

Apesar de os treinadores mostraram intenção de reforçar os ataques, as chances de gol foram escassas na parte final do jogo. As melhores foram aparecendo em lances de fora da área. E com os craques dos dois times. Aos 33, Neymar bateu colocado da meia-lua procurando o canto esquerdo, mas mandou para fora. Aos 35, James Rodríguez deu a resposta colombiana em um tiro forte que desviou em Fernandinho e foi por cima. A bola tinha endereço do gol.

O jogo terminou mesmo em 1 a 1, resultado que mantém o Brasil com 11 pontos de vantagem para a Colômbia, mas que representa a quebra do 100% de aproveitamento sob o comando de Tite nas Eliminatórias.

Eliminatórias para a Copa do Mundo – 16ª rodada

Colômbia – 1

Ospina; Arias, Zapata, Davinson e Fabra (Tesillo); Sánchez, Aguilar, Cuadrado (Yimmi Chará), James Rodríguez e Cardona (Teo Gutiérrez); Falcao Garcia. Técnico: José Pekerman.

Brasil – 1

Alisson; Daniel Alves, Thiago Silva, Marquinhos e Filipe Luís; Fernandinho; Willian, Paulinho, Renato Augusto (Philippe Coutinho) e Neymar; Roberto Firmino (Gabriel Jesus). Técnico: Tite.

Gols: Willian (46min/1ºT), Falcao Garcia (10min/2ºT);

Cartões amarelos: Cardona (COL); Daniel Alves (BRA)

Arbitragem: Jesus Valenzuela, auxiliado por Carlos Lopez e Jorge Urrego (Venezuela)

Local: Estádio Roberto Meléndez, em Barranquilla (Colômbia).

 

Correio do Povo

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Foto: Juliano Beppler / Giro do Vale

Decisão foi tomada em reunião no início da noite desta quinta-feira, dia 21.

Foto: Lucas George Wendt / Divulgação

Evento será no teatro da instituição às 18h

Fotos: Divulgação / PRF

Acidente entre três caminhões ocorreu no KM 254 da rodovia.

Foto: Divulgação

Acordo entre líderes aprovou destaque do PPS para adiar o prazo.