Giro do Vale

Giro do Vale

quinta-feira, 25 de abril de 2024

Chama Crioula chega, e Bom Retiro do Sul abre a programação da Semana Farroupilha

Foto: Lucas Santos / Giro do Vale

Cavalarianos trouxeram a Centelha da Chama Crioula. (Foto: Lucas Santos / Giro do Vale)

Na manhã deste domingo, dia 10, a Centelha da Chama Crioula chegou a Bom Retiro do Sul e marcou o início oficial das comemorações da Semana Farroupilha. O fogo simbólico do tradicionalismo foi conduzido pelos cavalarianos Amigos do Querência, que chegaram ao CTG Querência da Amizade e participaram da cerimônia que abriu a programação.

Por volta das 11h o grupo composto por cerca de 35 cavalarianos foi avistado no pórtico de entrada do pátio do CTG Querência da Amizade. Após percorrerem cerca de 180 quilômetros, os tradicionalistas chegaram no lombo do cavalo, carregando as bandeiras do país, estado, município e da entidade tradicionalista, além da Centelha da Chama Crioula, símbolo que mantém aceso o tradicionalismo.

Várias pessoas aguardavam a chegada dos cavalarianos. Na recepção, a patroa do Querência Maria Delci Klunck recebeu a Centelha da Chama Crioula e acendeu a pira em frente ao CTG.

Nos discursos oficiais a patroa e também o prefeito Edmilson Busatto exaltaram o tradicionalismo, como meio de integração social.

Após a abertura oficial, a programação seguiu com almoço a base de churrasco e a tarde ocorreram shows artístico-culturais.

Foto: Lucas Santos / Giro do Vale

Público prestigiou a abertura da Semana Farroupilha de Bom Retiro do Sul. (Foto: Lucas Santos / Giro do Vale)

Sequência da programação

Na quarta-feira, dia 13, seguirão as comemorações. Na parte da tarde, haverá atividade com estudantes no CTG Querência da Amizade, e a noite, a partir das 19h30 acontece o Encontro de Gaiteiros e Violeiros, seguido de jantar que tem no cardápio o carreteiro de charque e acompanhamentos.

Na quinta-feira, dia 14, terá Missa Crioula com início às 19h30, seguida de jantar com churrasco a base de ovelha. Para a sexta-feira está programada a Noite Estudantil Gaúcha a partir das 19h.

No domingo, dia 17, acontece o encerramento da programação da Semana Farroupilha no município. Haverá desfile de cavalarianos e alegorias com partida marcada para as 9h em frente à prefeitura. O desfile passará pelo tradicional percurso realizado todos os anos.

Ao meio dia será servido almoço com o tradicional costelão assado no fogo de chão. Na parte da tarde ocorrerão apresentações artísticas que antecedem a música ao vivo com o Grupo Lida Bruta.

 

Giro do Vale

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também