Giro do Vale

Giro do Vale

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Chegada da Chama Crioula abre a Semana Farroupilha de Bom Retiro do Sul neste domingo

Foto: Juliano Beppler / Giro do Vale / Arquivo

Foto: Juliano Beppler / Giro do Vale / Arquivo

As comemorações da Semana Farroupilha em Bom Retiro do Sul, iniciam oficialmente neste domingo, dia 10, com a chegada da Centelha da Chama Crioula, prevista para as 11h, no CTG Querência da Amizade. O símbolo do tradicionalismo está sendo conduzido pelos cavalarianos “Amigo“ do Querência”.

Todos os anos, os gaúchos sobem no lombo do cavalo, e partem em busca da chama que mantém aceso o tradicionalismo. No último dia 6 de agosto eles saíram de Bom Retiro do Sul e foram em busca da Centelha no município de Relvado. De lá partiram com o fogo simbólico, e agora são aguardados para a cerimônia de abertura das comemorações da Semana Farroupilha.

No total, 35 pessoas integram os “Amigos do Querência”, entre cavalarianos e equipe de apoio. Ao final do percurso, o grupo deve ter percorrido cerca de 180 quilômetros para o deslocamento da Centelha da Chama Crioula.

Programação  

A programação neste domingo, dia 10, ainda contará com almoço, e logo após, haverá shows artístico-culturais.

Na quarta-feira, dia 13, seguirão as comemorações. Na parte da tarde, haverá atividade com estudantes no CTG Querência da Amizade, e a noite, a partir das 19h30 acontece o Encontro de Gaiteiros e Violeiros, seguido de jantar que tem no cardápio o carreteiro de charque e acompanhamentos.

Na quinta-feira, dia 14, terá Missa Crioula com início às 19h30, seguida de jantar com churrasco a base de ovelha. Para a sexta-feira está programada a Noite Estudantil Gaúcha a partir das 19h.

No domingo, dia 17, acontece o encerramento da programação da Semana Farroupilha no município. Haverá desfile de cavalarianos e alegorias com partida marcada para as 9h em frente à prefeitura. O desfile passará pelo tradicional percurso realizado todos os anos.

Ao meio dia será servido almoço com o tradicional costelão assado no fogo de chão. Na parte da tarde ocorrerão apresentações artísticas que antecedem a música ao vivo com o Grupo Lida Bruta.

 

Giro do Vale

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também