Giro do Vale / Bom Retiro do Sul / Destaque / Geral

Chegada da Chama Crioula abre a Semana Farroupilha de Bom Retiro do Sul neste domingo

Fogo simbólico é conduzido pelos cavalarianos “Amigos do Querência”.

Foto: Juliano Beppler / Giro do Vale / Arquivo

Foto: Juliano Beppler / Giro do Vale / Arquivo

As comemorações da Semana Farroupilha em Bom Retiro do Sul, iniciam oficialmente neste domingo, dia 10, com a chegada da Centelha da Chama Crioula, prevista para as 11h, no CTG Querência da Amizade. O símbolo do tradicionalismo está sendo conduzido pelos cavalarianos “Amigo“ do Querência”.

Todos os anos, os gaúchos sobem no lombo do cavalo, e partem em busca da chama que mantém aceso o tradicionalismo. No último dia 6 de agosto eles saíram de Bom Retiro do Sul e foram em busca da Centelha no município de Relvado. De lá partiram com o fogo simbólico, e agora são aguardados para a cerimônia de abertura das comemorações da Semana Farroupilha.

No total, 35 pessoas integram os “Amigos do Querência”, entre cavalarianos e equipe de apoio. Ao final do percurso, o grupo deve ter percorrido cerca de 180 quilômetros para o deslocamento da Centelha da Chama Crioula.

Programação  

A programação neste domingo, dia 10, ainda contará com almoço, e logo após, haverá shows artístico-culturais.

Na quarta-feira, dia 13, seguirão as comemorações. Na parte da tarde, haverá atividade com estudantes no CTG Querência da Amizade, e a noite, a partir das 19h30 acontece o Encontro de Gaiteiros e Violeiros, seguido de jantar que tem no cardápio o carreteiro de charque e acompanhamentos.

Na quinta-feira, dia 14, terá Missa Crioula com início às 19h30, seguida de jantar com churrasco a base de ovelha. Para a sexta-feira está programada a Noite Estudantil Gaúcha a partir das 19h.

No domingo, dia 17, acontece o encerramento da programação da Semana Farroupilha no município. Haverá desfile de cavalarianos e alegorias com partida marcada para as 9h em frente à prefeitura. O desfile passará pelo tradicional percurso realizado todos os anos.

Ao meio dia será servido almoço com o tradicional costelão assado no fogo de chão. Na parte da tarde ocorrerão apresentações artísticas que antecedem a música ao vivo com o Grupo Lida Bruta.

 

Giro do Vale

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Time colorado joga pelo empate fora de casa nesta primeira fase.

Uma terceira vítima foi encaminhada ao hospital e não corre risco de morte.

Por motivos desconhecidos um Astra, que seguia em direção a Arroio do Meio, teria invadido a pista contrária e colidido de frente com a Saveiro.

Homem que arremessou objetos para o interior do pátio do presídio, chegou a disparar um tiro contra um policial.