Giro do Vale / Estado / Geral

Chuvas deixam 204 famílias fora de casa no RS

Dom Pedrito registra metade das famílias atingidas no Estado.

Foto: Prefeitura de Dom Pedrito / Divulgação

Foto: Prefeitura de Dom Pedrito / Divulgação

A Defesa Civil contabilizou 204 famílias fora de casa no Rio Grande do Sul em razão do acúmulo de chuvas que caiu sobre o Estado desde a metade da semana passada. A maior concentração, de acordo com o órgão, está em Dom Pedrito, onde 20 famílias estão desabrigadas – e precisaram ser levadas para o Pavilhão do Sindicato Rural – e outras 81, desalojadas.

Conforme informações da prefeitura local, Dom Pedrito enfrenta a sexta enchente no ano. O rio Santa Maria já começou a baixar e seu nível estava em 5,90 metros neste domingo – chegou a 6,20m na manhã da sexta-feira passada.

Outras quatro cidades registram problemas semelhantes. Quaraí (69 famílias fora de casa) e Alegrete (32 famílias) com quadro mais grave. Rio Pardo e Santa Cruz do Sul registraram uma família fora de casa, cada uma.

Em Porto Alegre, os problemas se concentraram no trânsito. Conforme o sistema Metroclima, da Prefeitura, chegou a chover 167,4 mm na zona Sul entre quinta-feira e a manhã deste domingo. O acumulado supera a média histórica de setembro, que é de 139 mm.

A instabilidade começa a dar uma trégua na Capital a partir deste domingo. Para os próximos dias, a previsão predominante será de de sol e nuvens. A temperatura estará em elevação entre domingo e quarta-feira.

Ainda assim, a Defesa Civil segue em estado de alerta, com o monitoramento de Coordenadorias Regionais em conjunto com os municípios. O órgão fará um novo levantamento de estragos e famílias desabrigadas ou desalojadas nesta segunda-feira.

 

Correio do Povo

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Carro pode ser sido o utilizado em assalto no início da manhã em Lajeado.

Menina tinha 10 anos quando sofreu o abuso do padrasto.

Reunião nos próximos dias pode selar o destino do zagueiro.

Inter oficializa contratação de Jonatan Álvez.