Giro do Vale / Estado / Geral

Sartori busca novos investimentos na Alemanha

Comitiva do governo do Estado visita sede das empresas Stihl e SAP e a Fraport, que vai operar o Salgado Filho.

Foto: Luiz Chaves / Palácio Piratini / Divulgação

Foto: Luiz Chaves / Palácio Piratini / Divulgação

O governador José Ivo Sartori desembarca na tarde desta quarta-feira na Alemanha, para mais uma missão internacional do governo gaúcho. O principal objetivo é a ampliação de investimentos por parte de duas empresas alemãs que já atuam no Rio Grande do Sul, a Stihl e a SAP, ambas em São Leopoldo. Antes do embarque, Sartori declarou que governo e empresas já estão em “boas tratativas para ampliação de investimentos”.

A comitiva, integrada também por outros cinco representantes do governo, entre eles o secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Evandro Fontana, e o secretário de Comunicação, Cleber Benvegnú, participa de reuniões nas sedes da Stihl e SAP na quinta-feira em Waiblingen e Wiesloch-Walldorf, respectivamente.

Na sexta, Sartori visita a Fraport, empresa que ganhou a concessão para operar Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, a partir de 2018 pelos próximos 25 anos. A companhia, que administra o terminal de Frankfurt, o mais importante da Alemanha e um dos maiores da Europa, também possui participação em outros nove aeroportos ao redor do mundo (no Brasil, eles adquiriram também o Pinto Martins, em Fortaleza).

Sobre a nova administração do aeroporto da capital gaúcha, Sartori ressaltou que a mudança abre portas para outros fornecedores e empreendedores aportarem no Estado. “Isso exige um esforço conjunto de desburocratização e estímulo a todo o cluster logístico.” Representantes da Fraport e do governo já estiveram reunidos por duas vezes em outras oportunidades, e a empresa já prometera investir R$ 2 bilhões no Salgado Filho ao longo do período de concessão. Entre as melhorias prometidas está a ampliação da pista.

A missão também objetiva preparar o terreno para atração de investimentos durante o Encontro Econômico Brasil-Alemanha, que ocorre entre os dias 12 e 14 de novembro em Porto Alegre. Apesar da viagem ser curta, de apenas dois dias, o governador afirma que a expectativa é positiva: “Queremos mostrar boa vontade e disposição”, apontou.

Essa é a terceira vez que uma comitiva comandada por Sartori embarca para a Europa em missão oficial e também a terceira vez que a Alemanha é destino. Em 2015, Sartori esteve na Alemanha e na França e, no ano passado, em ambos novamente, além da Itália. A comitiva retorna ao Estado no sábado. Enquanto isso, o vice-governador José Paulo Cairoli responde pela gestão.

 

Correio do Povo

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Programação inicia pela manhã, e contará com jogos ao longo do dia, e almoço na casa do Rudibar.

Somente com jogadores da cidade, equipe vai para sua primeira experiência na competição regional.

Droga estava escondida em compartimentos ocultos dentro de um veículo Hyundai I30.

Terceira etapa da competição de corrida e caminhada acontece no domingo, dia 22.