Giro do Vale

Giro do Vale

quinta-feira, 25 de abril de 2024

Sartori busca novos investimentos na Alemanha

Foto: Luiz Chaves / Palácio Piratini / Divulgação

Foto: Luiz Chaves / Palácio Piratini / Divulgação

O governador José Ivo Sartori desembarca na tarde desta quarta-feira na Alemanha, para mais uma missão internacional do governo gaúcho. O principal objetivo é a ampliação de investimentos por parte de duas empresas alemãs que já atuam no Rio Grande do Sul, a Stihl e a SAP, ambas em São Leopoldo. Antes do embarque, Sartori declarou que governo e empresas já estão em “boas tratativas para ampliação de investimentos”.

A comitiva, integrada também por outros cinco representantes do governo, entre eles o secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Evandro Fontana, e o secretário de Comunicação, Cleber Benvegnú, participa de reuniões nas sedes da Stihl e SAP na quinta-feira em Waiblingen e Wiesloch-Walldorf, respectivamente.

Na sexta, Sartori visita a Fraport, empresa que ganhou a concessão para operar Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, a partir de 2018 pelos próximos 25 anos. A companhia, que administra o terminal de Frankfurt, o mais importante da Alemanha e um dos maiores da Europa, também possui participação em outros nove aeroportos ao redor do mundo (no Brasil, eles adquiriram também o Pinto Martins, em Fortaleza).

Sobre a nova administração do aeroporto da capital gaúcha, Sartori ressaltou que a mudança abre portas para outros fornecedores e empreendedores aportarem no Estado. “Isso exige um esforço conjunto de desburocratização e estímulo a todo o cluster logístico.” Representantes da Fraport e do governo já estiveram reunidos por duas vezes em outras oportunidades, e a empresa já prometera investir R$ 2 bilhões no Salgado Filho ao longo do período de concessão. Entre as melhorias prometidas está a ampliação da pista.

A missão também objetiva preparar o terreno para atração de investimentos durante o Encontro Econômico Brasil-Alemanha, que ocorre entre os dias 12 e 14 de novembro em Porto Alegre. Apesar da viagem ser curta, de apenas dois dias, o governador afirma que a expectativa é positiva: “Queremos mostrar boa vontade e disposição”, apontou.

Essa é a terceira vez que uma comitiva comandada por Sartori embarca para a Europa em missão oficial e também a terceira vez que a Alemanha é destino. Em 2015, Sartori esteve na Alemanha e na França e, no ano passado, em ambos novamente, além da Itália. A comitiva retorna ao Estado no sábado. Enquanto isso, o vice-governador José Paulo Cairoli responde pela gestão.

 

Correio do Povo

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também