Giro do Vale / Destaque / Geral / Mundo

Ataque “terrorista” deixa oito mortos e 11 feridos em Nova York

Suspeito de 29 anos foi alvejado pela polícia e detido

Foto: Don Emmert / AFP / Divulgação

Foto: Don Emmert / AFP / Divulgação

Pelo menos oito pessoas morreram e outras onze ficaram feridas, na tarde desta terça-feira, dia 31, em Nova York, durante um ataque terrorista. Um veículo avançou na contramão da rua, avançando sobre uma ciclovia, atropelando diversos civis e colidindo com um ônibus escolar. O ataque foi próximo ao local onde ficava localizado o World Trade Center.

O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, e o chefe de polícia da cidade, James P. O’Neill, confirmaram em entrevista coletiva que por volta das 15h locais (17h no horário de Brasília),  Sayfullo Saipov, de 29 anos,  conduzindo uma pick up , avançou propositalmente contra ciclistas e pessoas que transitavam pelo local.

Após bater no ônibus escolar, ele desceu portando duas armas e gritou “Deus é grande” em árabe ao sair do veículo. Em seguida, foi baleado pela polícia e detido. Uma das armas era de chumbinho e outra de de brinquedo.

“Este foi um ato de terror e um ato de terror particularmente covarde”, afirmou de Blasio. O homem foi atingido no abdômen e levado para um hospital local, mas ele não corre risco de morrer.

Foto: Bebeto Matthews / AP Photo / Divulgação

Foto: Bebeto Matthews / AP Photo / Divulgação

Seis pessoas foram declaradas mortas já no local, e outras duas no hospital. Entre os onze feridos, duas são crianças que estavam dentro do ônibus escolar atingido.

A polícia antiterrorista procura por explosivos no veículo envolvido no incidente, fechando uma grande área nos arredores. Mais de cem agentes de segurança foram encaminhados ao local.

No entanto, as autoridades descartam que ele tenha comparsas e acreditam que o homem estivesse sozinho.

O presidente Donald Trump declarou nas redes sociais: “Em Nova York, parece outro ataque de uma pessoa muito doente e perturbada. As forças da lei estão acompanhando isso de perto. NÃO NOS EUA!”.

Tiros ouvidos por estudantes

Estudantes da Stuyvesant High School, que fica próximo ao local, relataram que viram um homem atirando em uma caminhonete e que depois viram o caminhão girar e atacar o ônibus escolar.  “O que aconteceu foi um acidente de carro… [Então, um homem] saiu de um dos carros e tinha duas armas”, afirmou um estudante de 14 anos. “Nós pensamos que era uma algo relacionado ao Halloween. Ele começou a correr pela rua. E havia outro sujeito com uma camisa verde que o perseguia”, completou.

A área atingida pelo incidente hoje possui muitas escolas. Milhares de pessoas em Manhattan e em todo o país comemoram, nesta terça-feira, o “Halloween”, festa bastante tradicional americana.

 

Ig

Veja mais imagens

Foto: Bebeto Matthews / AP Photo / Divulgação

Clique para ampliar

Foto: Don Emmert / AFP / Divulgação

Clique para ampliar

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

tempo

Com mudança de tempo, marcas não devem passar dos 25°C

Foto: Divulgação

Provas estão previstas para acontecer no dia 23 de dezembro

Imagem: Ilustração

Mais informações podem ser obtidas na prefeitura ou pelo telefone (51) 3766-1255

Foto: Divulgação

Presidente deve aproveitar a internação para passar por avaliação do procedimento urológico a que foi submetido