Giro do Vale

Giro do Vale

sexta-feira, 29 de março de 2024

Reservas do Grêmio ficam no empate com o Avaí na Ressacada

Foto: Fernando Renmor / Mafalda Press / Folhapress

Foto: Fernando Renmor / Mafalda Press / Folhapress

Os reservas do Grêmio empataram com o Avaí, em 2 a 2, na noite deste domingo, dia 29, no estádio da Ressacada, em Florianópolis, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os comandados de Renato Portaluppi saíram na frente com Thyere, sofreram um gol, voltaram a ter a vantagem, com um gol de Kaio, aos 35 minutos do primeiro tempo, mas não conseguiram resistir e sofreram o gol de empate aos 17 da segunda etapa.

Com o resultado, o Tricolor permanece na quarta colocação, agora com 51 pontos, mas diminuiu para a oito a distância para o líder Corinthians, que perdeu para a Ponte Preta, neste domingo. Já o Avaí caiu duas posições e termina a rodada na 18ª colocação com 35 pontos.

O Grêmio volta aos gramados na quarta-feira para o segundo jogo da semifinal da Copa Libertadores, às 21h45min, na Arena. O Tricolor venceu a primeira partida por 3 a 0, no Equador. Pelo Brasileiro, o próximo compromisso é contra o Flamengo, no domingo que vem, às 17h, também em Porto Alegre. Um dia antes, o Avaí visita o Coritiba em jogo decisivo contra a degola.

Grêmio domina e abre vantagem

Desde o apito inicial do árbitro Dewson da Silva, o Grêmio passou a propor o jogo e pressionar o adversário no seu campo defensivo. Utilizando as jogadas de lateral, em especial a esquerda com Marcelo Oliveira e Everton. Apesar da maior presença ofensiva, a primeira chance clara de gol só foi ocorrer aos 12 minutos e com gol do zagueiro Rafael Thyere.

Após cobrança de falta da esquerda de ataque, a defesa do Avaí afastou o perigo, mas a bola sobrou para Everton. O atacante avançou até a entrada da área e fez excelente passe para Rafael Thyere. Se o centroavante não marca, o zagueiro bateu rasteiro na saída de Douglas. Grêmio 1 a 0.

Com o resultado, o Grêmio passou a esperar o adversário a partir da linha do meio de campo, mas sem deixar de pressionar os catarinenses. O Avaí, então, começou a trocar passes no gramado gremista e preocupar, mas o goleiro Paulo Victor foi soberano. Aos 21, Marquinhos cobrou falta da esquerda de ataque e Paulo Victor soqueou para fora da área. No rebote, a bola foi lançada para João Paulo. O lateral passou por Leonardo e bateu, mas Paulo Victor fez a defesa.

Cinco minutos depois, Bressan chegou a ampliar o placar, mas o auxiliar Helcio Araujo Neves entendeu que o zagueiro estava impedido e foi atendido pelo árbitro Dewson da Silva. Porém, o defensor saiu de trás de jogadores do Avaí para chutar para o fundo da rede. Erro da arbitragem que custou caro ao Grêmio: aos 28, os donos da casa marcaram o gol de empate. Após escanteio e a defesa do Grêmio afastar, Pedro Castro pegou o rebote e bateu colocado no lado direito de Paulo Victor.

Depois do gol, o time catarinense pressionou o Tricolor, mas Everton fez mais uma excelente jogada individual pela esquerda de ataque, foi à linha de fundo e cruzou rasteiro. Kaio, como centroavante, se antecipou a marcação e só empurrou para ampliar. Grêmio 2 a 1.

Aos 40, João Paulo arriscou chute da lateral esquerda e a bola acertou o travessão de Paulo Victor. Nos minutos finais, a partida ficou bastante disputada no meio de campo e nenhum time teve boa oportunidade de marcar gols.

Tricolor passa a frente, mas sofre o empate

O Avaí começou a etapa final levando perigo a meta do Grêmio. Aos dois minutos, em escanteio da esquerda de ataque, Leandro Silva cabeceou com força no lado direito do goleiro gremista, que saltou e fez a defesa. Aos oito, Judson arriscou de fora da área e a bola passou rente ao poste esquerdo de Paulo Victor.

Um minuto depois, Michel passou para Jael, que fez excelente jogada prendendo a bola e passou de calcanhar para o volante. O gremista invadiu a área e bateu para fora, próximo ao poste direito de Douglas. Apesar do lance, o Avaí cresceu na partida e empatou aos 17.

Após escanteio da esquerda de ataque, a bola sobrou para Betão, que chutou. Na trajetória até a meta, a bola desviou em Leandro Silva e matou o goleiro Paulo Victor. Empate!

Com a queda de rendimento do time do Grêmio, o Avaí seguiu pressionando. Aos 21, Após escanteio da direita, a bola sobrou para Judson, que chutou rasteiro, mas parou nas mãos de Paulo Victor. Em seguida, Renato retirou Jael e Patrick para as entradas de Jean Pyerre e Beto da Silva.

Dez minutos depois, Joel recebeu passe da esquerda, girou e chutou próximo ao travessão gremista. Aos 39, Júnior Dutra disputou diversas vezes a bola com defensores do Grêmio, levou vantagem e bateu da entrada da grande área. Paulo Victor fez excelente defesa. Na sequência, Maurinho avançou pela direita de ataque e, próximo a grande bateu forte. A bola passou do goleiro gremista e explodiu no travessão.

Três minutos depois, Paulo Victor salvou o Grêmio da derrota. Após cruzamento da direita de ataque, Joel cabeceou, na marca do pênalti, e obrigou o goleiro a saltar e fazer uma bela defesa no reflexo. Não passaria mais nada por ele e o jogo ficou mesmo no 2 a 2.

Brasileirão 2017 – 31ª rodada

Avaí 2

Douglas; Leandro Silva, Alemão, Betão e João Paulo (Capa); Judson, Pedro Castro, Marquinhos (Joel) e Luanzinho; Junior Dutra e Rômulo.

Técnico: C. Oliveira.

Grêmio 2

Paulo Victor; Leonardo, Rafael Thyere, Bressan e Marcelo Oliveira; Michel, Cristian, Patrick (Beto da Silva), Kaio (Dionathã) e Everton; Jael (Jean Pyerre).

Técnico: Renato Portaluppi.

Gols: Thyere (12min/1ºT), Pedro Castro (28min/1ºT), Kaio (35min/1ºT) e Leandro Silva (17min/2ºT)

Cartões amarelos: João Paulo (A) e Jael (G).

Árbitro: Dewson da Silva (PA).

Auxiliares: Helcio Araujo Neves e Jose Ricardo Guimaraes Coimbra (PA).

Local: Ressacada, em Florianópolis (SC).

 

Correio do Povo

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também