Giro do Vale

Giro do Vale

quinta-feira, 28 de março de 2024

A partir de dezembro, gaúchos poderão receber alertas de temporal pelo celular

Foto: Juliano Beppler / Giro do Vale / Arquivo

Foto: Juliano Beppler / Giro do Vale / Arquivo

A partir de 18 de dezembro, moradores do Rio Grande do Sul poderão cadastrar seus números de celular para receber mensagens da Defesa Civil, por SMS, com alertas de desastres naturais – como temporais, enchentes e deslizamentos, por exemplo. Nessa data, a população deverá ser questionada se tem interesse ou não em aderir à iniciativa.

Para garantir acesso ao serviço gratuito, os moradores do Estado precisarão cadastrar o Código de Endereçamento Postal (CEP) de interesse, respondendo à mensagem a ser encaminhada pelas operadoras de telefonia móvel.

O texto do SMS será o seguinte: “Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de área de riscos. Para se cadastrar, responda para 40199 com CEP de interesse”.

Conforme o Ministério da Integração Nacional, 500 mil pessoas já estão cadastradas no sistema. São moradores de Santa Catarina e Paraná, que fizeram parte da fase inicial do serviço, testado durante seis meses. A previsão é de que, até o primeiro trimestre de 2018, todos os Estados sejam incluídos no serviço.

O ministério acrescenta que o Japão começou a utilizar o alerta de desastres naturais em 2007. Hoje, cerca de 20 países, como Canadá, Chile, Bélgica e Filipinas, apresentam serviços semelhantes.

 

GauchaZH

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também