Giro do Vale / Destaque / Estado / Geral

A partir de dezembro, gaúchos poderão receber alertas de temporal pelo celular

Para ter acesso às mensagens da Defesa Civil sobre desastres naturais, interessados deverão informar CEP.

Foto: Juliano Beppler / Giro do Vale / Arquivo

Foto: Juliano Beppler / Giro do Vale / Arquivo

A partir de 18 de dezembro, moradores do Rio Grande do Sul poderão cadastrar seus números de celular para receber mensagens da Defesa Civil, por SMS, com alertas de desastres naturais – como temporais, enchentes e deslizamentos, por exemplo. Nessa data, a população deverá ser questionada se tem interesse ou não em aderir à iniciativa.

Para garantir acesso ao serviço gratuito, os moradores do Estado precisarão cadastrar o Código de Endereçamento Postal (CEP) de interesse, respondendo à mensagem a ser encaminhada pelas operadoras de telefonia móvel.

O texto do SMS será o seguinte: “Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de área de riscos. Para se cadastrar, responda para 40199 com CEP de interesse”.

Conforme o Ministério da Integração Nacional, 500 mil pessoas já estão cadastradas no sistema. São moradores de Santa Catarina e Paraná, que fizeram parte da fase inicial do serviço, testado durante seis meses. A previsão é de que, até o primeiro trimestre de 2018, todos os Estados sejam incluídos no serviço.

O ministério acrescenta que o Japão começou a utilizar o alerta de desastres naturais em 2007. Hoje, cerca de 20 países, como Canadá, Chile, Bélgica e Filipinas, apresentam serviços semelhantes.

 

GauchaZH

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Mulher se dizendo advogada também tentou angariar dados da vítima

Apesar do forte calor, não se descarta chuva isolada na Metade Norte

Medida encurta em 15 dias período com o sol até mais tarde

Colisão entre um caminhão caçamba e uma motocicleta ocorreu em frente ao Country Clube, no Bairro Olarias.