Giro do Vale / Esporte / Grêmio

Everton comanda virada do Grêmio sobre o Flamengo

Tricolor chegou aos 54 pontos e está na terceira colocação no saldo de gols.

Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação

Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação

O Grêmio venceu o Flamengo, por 3 a 1, na tarde deste domingo, na Arena. Depois de um primeiro tempo ruim e iniciar a segunda etapa sofrendo um gol, Renato Portaluppi colocou os atacantes Everton e Beto da Silva, aos 23 minutos da etapa final. Os dois foram decisivos para a virada no placar. O primeiro marcou dois gols, 24 e 25 min, e o segundo deu o passe para Luan marcar o terceiro.

Com o resultado, o Grêmio vai a 54 pontos e assume a terceira colocação, já que o Palmeiras tem o mesmo número de pontos, mas saldo inferior, 14 contra 19. O Tricolor volta aos gramados na quarta-feira, às 19h30min, para enfrentar a Ponte Preta no Moisés Lucarelli. Já o rubro-negro recebe o Cruzeiro, no mesmo dia, às 21h45min.

Primeiro tempo com domínio carioca

Grêmio e Flamengo começaram a partida disputando intensamente a bola de área a área e com extremas dificuldades de furar as linhas defensivas. Tanto que a primeira oportunidade só foi ocorrer aos 14 minutos, quando Luan arriscou de fora da área e obrigou Diego Alves a tapear com a mão trocada pela linha de fundo. Dois minutos depois, Rafael Vaz arriscou da intermediária e obrigou Paulo Victor acompanhar a trajetória da bola, que passou rente ao travessão.

Após esse lance, o Flamengo teve mais duas oportunidades para abrir o placar, mas as bolas foram para fora. Aos 24, Felipe Vizeu foi lançado pela direita de ataque, levou a bola e Geromel para próximo a linha da grande área, “limpou” do zagueiro e bateu próximo ao travessão de Paulo Victor. Dois minutos depois, Everton cobrou falta da esquerda de ataque, Éverton Ribeiro antecipou o marcador e chutou. A bola saiu pela linha de fundo próxima ao poste esquerdo de Paulo Victor.

Até a primeira meia hora de partida, o Grêmio dominava as ações ofensivas e a posse de bola, com 78,34% contra 21,62%, segundo o site Footstats. Entretanto, não conseguia furar o bloqueio defensivo armado por Reinaldo Rueda e não criava oportunidades de gols. Aos 34, Renê recebeu passe na intermediária, ajeitou, sem marcação, e chutou. A bola saiu rente ao poste esquerdo de Paulo Victor.

A segunda oportunidade dos comandados de Renato Portaluppi ocorreu aos 40. Luan passou para Jael na meia lua da grande área. Marcado, o centroavante viu a entrada de Ramiro na área e deu excelente lançamento. O volante chutou e Diego Alves espalmou. Três minutos depois, Jael fez lançamento rasteiro para Luan, no lado esquerdo de ataque. O meia-atacante puxou a bola para o meio e bateu, mas teve a finalização bloqueada pela defesa.

Everton e Beto da Silva entram para mudar a história do jogo

Logo após o reinício de partida, o Flamengo partiu em rápido contra-ataque com Everton Ribeiro. Ele passou para Everton pela esquerda de ataque, que cruzou para o interior da área, entre os dois zagueiros do Grêmio, para o meia que iniciou a jogada cabecear para o chão e abrir o placar.

Atrás no placar, os donos da casa aumentaram a pressão sobre o Flamengo. Aos sete minutos, Arthur encontrou Jael na entrada da área. O centroavante faz um belo corta-luz e Fernandinho bateu cruzado, da esquerda para a direita, e a bola passou raspando a trave esquerda do Flamengo.

Os visitantes voltaram a preocupar aos 14. Renê tabelou com Everton, recebeu passe de calcanhar e cruzou. Geromel cortou fraco para o interior da área e a bola sobrou para Everton Ribeiro, que chutou forte em cima de Marcelo Oliveira, que afastou o perigo de cabeça. Aos 23, Renato Portaluppi retirou Jael e Fernandinho para as entradas de Everton e Beto da Silva.

Um minuto depois os dois participaram do gol de empate. Edílson cruzou da direita, Beto da Silva deu leve toque na bola, que quicou e matou os zagueiros do Flamengo. A bola sobrou para Everton empurrar para o fundo das redes. Grêmio 1×1 Flamengo. Um minuto depois, Edílson fez lançamento da defesa pela direita para o ataque na esquerda, Pará tentou afastar o perigo, mas a bola sobrou para Everton, que invadiu a área e, na frente de Diego Alves, deu um toque no cantinho. Grêmio 2×1 Flamengo.

Com a virada, o Grêmio passou a esperar o adversário no campo defensivo para contra-atacar, mesma estratégia utilizada pelos cariocas. Entretanto, com a bola, a equipe gaúcha seguia pressionando os visitantes. Aos 37, Beto da Silva roubou a bola de Rafael Vaz, invadiu a área e cruzou. Mesmo com a bola quicando baixinha, Luan completou para o fundo das redes.

Vizeu chutou de fora da área, Paulo Victor encostou na bola, que explodiu no poste esquerdo da meta gremista. Mesmo com o susto, o resultado não se alterou até o apito final.

Brasileirão 2017 – 32ª Rodada

Grêmio 3

Paulo Victor; Edilson, Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Michel, Arthur, Ramiro (Léo Moura) e Luan; Fernandinho (Beto da Silva) e Jael (Everton).

Técnico: Renato Portaluppi

Flamengo 1

Diego Alves; Pará, Rhodolfo, Rafael Vaz e Renê (Vinícius Júnior); Cuéllar (Lucas Paquetá), William Arão (Geuvânio), Márcio Araújo e Everton Ribeiro; Everton e Felipe Vizeu.

Técnico: Reinaldo Rueda

Gols: Everton Ribeiro (1min/1ºT) e Everton (24min e 25min/2ºT) e Luan (37min/2ºT)

Cartões amarelos: –

Público total: 19.973

Renda: R$ 628.494,00

Arbitragem: Raphael Claus (Fifa/SP)

Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse e Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo (Ambos de SP)

Local: Arena, Porto Alegre.

 

Correio do Povo

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Mulher se dizendo advogada também tentou angariar dados da vítima

Apesar do forte calor, não se descarta chuva isolada na Metade Norte

Medida encurta em 15 dias período com o sol até mais tarde

Colisão entre um caminhão caçamba e uma motocicleta ocorreu em frente ao Country Clube, no Bairro Olarias.