Giro do Vale / Estado / Geral

Estado publica edital para concurso público da Polícia Civil

No total são 1.200 vagas para escrivão e inspetor de polícia com salário inicial de R$ 5,6 mil.

Foto: Divulgação

Na manhã desta segunda-feira, dia 18, foi publicado no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul, o Edital nº 21/2017 de abertura de concursos públicos para as funções de escrivão e de inspetor de polícia. No total são 1.200 vagas, 600 para escrivão e 600 para inspetor de polícia.

Os concursos públicos serão realizados em duas etapas. A primeira consiste nas provas de capacitação intelectual, capacitação física, sindicância da vida pregressa e atual, exames de saúde e avaliação da aptidão psicológica. Esta fase destina-se à admissão para matrícula no curso de formação profissional, concernente à segunda etapa do certame, a qual é ministrado pela Academia de Polícia (Acadepol).

A Fundatec irá realizar as etapas de prova de capacitação intelectual e a avaliação da aptidão psicológica. As demais fases ficam a cargo da Acadepol, através da Divisão de Recrutamento e Seleção.

As inscrições iniciam nesta terça-feira, dia 19, e se estendem até 19 de janeiro de 2018ª prova será realizada no dia 25 de fevereiro de 2018.

O edital prevê reserva de vagas para pessoas com deficiências e para pessoas negras ou pardas. A deficiência deve ser compatível com a atividade policial, o que será avaliado por uma Comissão Especial. A novidade nesta seleção é o exame toxicológico presente nos exames de saúde. Uma alteração que ocorreu em relação ao último edital de seleção foi na etapa dos exames físicos no que tange ao teste do dinamômetro, o qual foi substituído pelo exame de barra fixa. Para o sexo feminino trata-se de sustentação na barra fixa, e para o sexo masculino, flexão.

Os requisitos que os candidatos devem preencher para os cargos são: ser brasileiro ou gozar das prerrogativas descritas no artigo 12 da Constituição Federal/88, contar com no mínimo 18 anos de idade, possuir cédula de identidade civil, estar em dia com as obrigações Militares e Eleitorais, ter concluído curso superior reconhecido pelo MEC, possuir Carteira Nacional de Habilitação no mínimo categoria “B”, possuir CPF válido, possuir saúde física, psiquiátrica e psicológica, possuir conduta moral, ética, social e profissional e não ser usuário ou dependente de drogas ilícitas.

O salário inicial para os cargos de escrivão e inspetor atualmente está em R$ 5.641,20.

Segundo o Chefe de Polícia, delegado Emerson Wendt, a estimativa é de inscrição de pelo menos 25 mil candidatos.

 

Site da Polícia Civil

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Neuza Inez Fell assume a pasta que até pouco tempo atrás era ocupada por Cláudio Roberto dos Santos.

Manifestação é contra o aumento no preço do combustível, mas não há bloqueio de pista.

Até pouco antes das 7h, vias estavam liberadas

Atos ocorrem em Lajeado, Estrela, Taquari e Venâncio Aires