Giro do Vale

Giro do Vale

sexta-feira, 29 de março de 2024

Santa Maria relembra cinco anos da tragédia da Kiss neste sábado

Foto: Divulgação

Os cinco anos da tragédia da Boate Kiss, neste sábado, serão lembrados com diversas atividades em Santa Maria, Região Central do Estado. Inúmeras lojas do município aderiram à campanha “Santa Maria Floresce”, que homenageia as vítimas do incêndio que matou 242 pessoas e feriu mais de 600 na madrugada de 27 de janeiro de 2013. As vitrines e fachadas de estabelecimentos estão decoradas com a cor branca, iniciativa criada pelo Sindilojas.

O documentário “Depois Daquele Dia”, de Luciane Treulieb, irmã de João Aloisio Treulieb, que morreu no incêndio, foi exibido nesta sexta-feira, e, logo após, familiares das vítimas realizaram uma caminhada iluminada por velas até o prédio onde funcionava a casa noturna, na rua dos Andradas. No local, ocorreram cânticos, orações e uma vigília.

O diretor jurídico da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), Paulo Carvalho, que reside em São Paulo, esteve presente na homenagem e afirmou que as provas das irregularidades do funcionamento da casa podem ser constatadas no interior da boate. “O local é uma armadilha que nossos filhos não tiveram condições de deixar e acabaram morrendo asfixiados”, declarou. Carvalho perdeu um filho na tragédia.

Concurso será lançado neste sábado

O Concurso Público Nacional de Arquitetura para construção do Memorial às Vítimas da Kiss será lançado, oficialmente, às 9h deste sábado no Salão Azul do Centro Universitário Franciscano (Unifra). O evento antecede o painel “Cinco Anos de Busca Por Justiça” e integra a programação das homenagens promovidas pela prefeitura de Santa Maria, AVTSM e Instituo de Arquitetos do Brasil (IAB-RS).

A realização do concurso será viabilizada com recursos conquistados por meio de financiamento coletivo, iniciado em agosto de 2017. A campanha encerrou em novembro e arrecadou R$ 250 mil, superando a meta inicial, que era de R$ 150 mil. Com o dinheiro, será possível custear a elaboração do concurso, a premiação dos cinco melhores projetos e o pagamento dos honorários do vencedor. O valor também vai possibilitar a execução de projetos complementares para o Memorial, como o hidráulico, elétrico, hidrossanitário e o Plano de Prevenção de Combate a Incêndio (PPCI).

Durante a tarde, outras atividades estão programadas:

17h20min – Toque do Silêncio pela 3ª Divisão de Exército

17h30min – Daniela Arbex – livro “Todo Dia a Mesma Noite”

17h40min – IAB – Memorial às Vítimas da Kiss

18h – UNOPS-ONU – participação na construção do Memorial

18h20min – Paulo Carvalho e Pedro Barcelos “Violações dos Direitos Humanos”

18h50min – Coral Illumina e cantor Beto Pires

19h10min – Moça dos Gestos

19h25min – Escola de Dança Royale

19h45min – Palavra do presidente da AVTSM, Sergio da Silva

19h50min – Culto ecumênico

20h30min – Toque dos sinos

20h35min – Soltura dos balões

20h45min – Toque do Silêncio pela Ala 4 (FAB)

20h50min – Cantora Deborah Rosa

21h – Encerramento

 

Correio do Povo

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também