Giro do Vale

Giro do Vale

quinta-feira, 28 de março de 2024

Com time reserva, Grêmio joga mal e perde para o Veranópolis

Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação

O Grêmio poupou os titulares e os reservas, assim como já havia acontecido com o time de transição, não deram conta do recado. Com uma atuação ruim, o Tricolor acabou derrotado pelo Veranópolis por 2 a 1 na noite deste sábado pelo Campeonato Gaúcho. Felipe Mattioni, com um golaço, e Bertotto, marcaram para o VEC enquanto Thonny Anderson anotou o gol gremista.

Com a derrota, o Grêmio para nos quatro pontos e voltou para a zona de rebaixamento, longe da zona de classificação para a segunda fase. Já o Veranópolis vai a 11 e fica perto de garantir uma vaga nas quartas de final. O Tricolor volta a campo na quarta-feira, às 21h45min, para enfrentar o Independiente na partida de volta da Recopa. Pelo Campeonato Gaúcho, o próximo compromisso é no sábado diante do Novo Hamburgo na Arena.

O jogo

A partida começou em ritmo lento no estádio Antônio David Farina. Com time reserva e sem contar com um centroavante de ofício à disposição pela lesão de Jael, o técnico Renato Portaluppi apostou no meia Thonny Anderson como homem mais avançado. Com ele, Lima, Michel, Ramiro e Thaciano, o Tricolor teve bastante posse de bola no começo da partida, mas poucas jogadas de infiltração para finalizar.

O Veranópolis iniciou o jogo esperando o Grêmio. A equipe da Serra, mesmo em casa, se postou no seu campo. O Tricolor chegou a ter 78% de posse de bola nos primeiros 20 minutos, mas só conseguiu finalizar com perigo uma vez. Após passe de Lima aos 12, Alisson dominou na entrada da área e chutou uma bola com curva que passou perto do travessão.

Sem conseguir criar, o Grêmio errou na sua defesa e pagou caro. Aos 27 minutos, Bressan afastou mal a bola com o pé esquerdo. O zagueiro do Grêmio deu azar, pois a bola sobrou para Felipe Mattioni, que dominou e acertou um chute de rara felicidade. Bom força e efeito, a bola entrou no ângulo esquerdo de Paulo Victor, que nada pode fazer, 1 a 0.

O gol fez o Grêmio se perder na partida. A equipe perdeu até mesmo o controle de meio-campo que tinha na primeira parte do primeiro tempo e quase foi para o intervalo em uma desvantagem ainda maior. Aos 32, o Felipe Mattioni só não fez o segundo gol graças a Paulo Miranda, que apareceu quase em cima da linha para tirar a bola que já tinha vencido Paulo Victor.

O Grêmio voltou no intervalo com o garoto Vico no lugar de Thaciano. Com isso, Ramiro foi recuado para atuar como volante ao lado de Michel. Em vantagem, o VEC iniciou o segundo tempo recuado tentando segurar o resultado, mas não conseguiu por muito tempo.

Como muitas vezes aconteceu em 2017, a mexida de Renato deu resultado. Logo aos 7 minutos, Vico recebeu na entrada da área e tocou para Thonny Anderson, que girou sobre a marcação e, com calma, finalizou no canto esquerdo para empatar, 1 a 1.

O problema para o Grêmio foi que o VEC respondeu de forma rápida. Aos 10, Felipe Mattioni bateu falta do lado direito, Bertotto ganhou da defesa e cabeceou para colocar o time da Serra novamente. O goleiro Paulo Victor ainda deu um tapa na bola, mas não foi o suficiente para impedir o gol, 2 a 1.

Logo após o segundo gol do VEC, Renato mexeu mais uma vez no time do Grêmio. Maicosuel foi chamado para fazer sua estreia no lugar de Lima, que mais uma vez teve atuação apagada. No Veranópolis, Julinho Camargo respondeu com o volante Vinícius no lugar do atacante Talles Cunha.

A estratégia defensiva do Veranópolis deu resultado. Renato ainda fez mais uma troca no setor ofensivo do Grêmio – Dionathã por Thonny Anderson -, mas não foi suficiente. O Tricolor apenas rondou a área do VEC, mas sem conseguir levar perigo ao gol de Reinaldo.

Nem mesmo os quatro minutos de acréscimo dados pelo árbitro Jean Pierre Lima foram suficientes para o Grêmio. O Veranópolis se segurou bem. No último lance do jogo, Reinaldo pegou chute de Dionathã e garantiu a vitória, 2 a 1.

Gauchão 2018 – 8ª Rodada 

Veranópolis 2

Reinaldo; Vinicius Bovi; Rafael Bonfim, Léo Dagostini e Romano; Bertotto, Felipe Mattioni (William Paulista), Eduardinho, Talles Cunha (Fabrício) e Juba; Wesley (Matheus Lagoa). Técnico: Júlio Camargo.

Grêmio 1

Paulo Victor; Leonardo, Paulo Miranda, Bressan, Marcelo Oliveira; Michel, Ramiro, Thaciano (Vico), Lima (Maicosuel), Alisson; Thonny Anderson (Dionathã). Técnico: Renato

Gols: Felipe Mattioni (27min/1°) Bertotto (10min/2T); Thonny Anderson (7min/2T°)

Cartões: William Paulista, Talles Cunha (VEC); Bressan (GRE)

Arbitragem: Jean Pierre Lima, auxiliado por Michael Stanislau e Gustavo Marin Schier.

Local: estádio Antônio David Farina

 

Correio do Povo

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também