Giro do Vale / Estado / Geral

Segunda começa com sol, mas tem risco de temporais isolados no RS

Centro de baixa pressão avança da Argentina e pode trazer granizo com vendavais.

Foto: Juliano Beppler da Silva / Giro do Vale / Arquivo

O sol aparece com nuvens em parte do Rio Grande do Sul nesta segunda, a nebulosidade, entretanto, aumenta em todas as regiões no decorrer do dia. Um centro de baixa pressão avança do Norte da Argentina e do Paraguai para o Estado e instabiliza o tempo, com risco de fortes temporais e granizo em pontos isolados. A Defesa Civil adverte para o risco de situações perigosas no decorrer do dia.

Algumas regiões do interior já devem ter chuva de manhã, mas da tarde pra noite a instabilidade afeta grande parte do território gaúcho. A chuva será irregular, mas pontos localizados podem ter fortes precipitações com altos volumes em curto período e alagamentos.

A MetSul Meteorologia alerta que a atuação de centro de baixa pressão traz condições muito favoráveis à ocorrência de chuva localmente forte a torrencial com altos volumes localizados entre segunda e terça-feira. Com a alimentação de ar quente a partir de uma corrente de jato em baixos níveis (um corredor de vento forte a cerca de 1500 metros de altitude), a instabilidade se acentuará ainda mais com a formação de muitas nuvens carregadas, capazes de despejar grandes volumes isolados de chuva em curto período, com alagamentos e inundação relâmpago.

São prováveis ainda temporais localizados com risco de granizo e vento forte, sobretudo entre a Metade Norte gaúcha e o Paraná. A instabilidade nesta segunda aumenta muito da tarde para à noite à medida que o centro de baixa se move para o Rio Grande do Sul, encontrando ar muito quente.

Na terça, o centro de baixa pressão estará sobre o oceano e se intensificará, podendo dar origem a um ciclone. A circulação de umidade do sistema traz pancadas de chuva para a maioria das regiões gaúchas no decorrer do dia e que isoladamente podem ser fortes a torrenciais com elevados volumes em curto período. O Sul e a Metade Leste do Estado, em especial, estarão sob a influência da circulação de umidade com nuvens Cumulus bastante carregadas.

 

Correio do Povo

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Indivíduo, que ainda não teve a identidade confirmada, teria sido alvejado por quatro disparos de arma de fogo.

Veículo cortou a frente de ônibus que transportava cerca de 20 pessoas. Pelo menos 11 pessoas ficaram feridas, sendo que quatro permanecem no HBB, em estado regular.

Mulher havia registrado ocorrência de Maria da Penha contra o indivíduo.

Ele foi agredido com socos e teve sua carteira, com documentos e cerca de R$ 1 mil, levada.