Giro do Vale / Destaque / País / Saúde

Campanha de vacinação contra a gripe começa em 16 de abril, no RS

Grande mobilização nacional deve ocorrer em cinco de maio para estimular a prevenção.

Foto: Divulgaçãovacina

A rede pública de saúde inicia, em 16 de abril, a campanha de vacinação de Influenza 2018. O anúncio foi feito nesta sexta-feira à noite pelo secretário da Saúde, João Gabbardo dos Reis. A data prevista para o encerramento da imunização é 25 de junho. O calendário ainda prevê uma grande mobilização nacional, no dia 5 de maio, para marcar o Dia D da iniciativa.

No ano passado, foram aplicadas 3,6 milhões de doses na população gaúcha. Entre os grupos prioritários – que envolve idosos, crianças de seis meses e cinco anos, indígenas, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), doentes crônicos, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional – a cobertura foi de 85%.

O Ministério da Saúde adverte que a transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

Outras medidas podem ajudar a evitar a doença a doença: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas. Mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe – especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações – devem procurar, imediatamente, o médico.

 

Correio do Povo

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Traficantes e policiais chegaram a trocar tiros durante a operação.

Pesquisa da ANP mostra movimentos distintos no valor dos combustíveis desde a paralisação nas rodovias, ocorrida no final de maio.

Governador reuniu-se com o ministro da Segurança Pública nesta terça-feira, dia 17.

Temperaturas sobem em todo o Estado e marcas podem chegar a 32°C.