Giro do Vale / País / Política

Em encontro com Mujica, Lula inicia caravana no Sul do país

Ex-presidente passará por 19 cidades gaúchas ao longo desta semana.

Foto: Itamar Aguiar / AFP

O ex-presidente Lula iniciou nesta segunda-feira a sua caravana de cinco dias pelo Rio Grande do Sul, a quarta que realiza pelo país desde o ano passado. Lula visitará 19 municípios gaúchos até sexta-feira. Ao chegar em Bagé, o ex-presidente foi recebido por militantes e enfrentou protestos de manifestação contrária à sua presença na cidade.

De cima de um trio elétrico onde conseguia ver o protesto contra ele – que contou até com um boneco de Lula em uma cela –, o ex-presidente exaltou os investimentos feitos pelos governos petistas em educação e criticou a manifestação organizada pelo que chamou de “direita fascista”, que não conseguiu impedir que o ex-presidente chegasse até a Universidade Federal do Pampa.

“Sinceramente, não esperava que nossa passagem por Bagé fizesse com que a direita fascista reclamasse junto ao MP que eu não pudesse fazer ato na universidade”, disse. “Essas pessoas deveriam ter feito o protesto quando viemos criar a universidade.” A Unipampa foi criada durante o segundo mandato de Lula.

A manifestação teve apoio de entidades de produtores rurais e de comerciantes locais. Coube à ex-presidente Dilma Rousseff (PT), no mesmo caminhão em que Lula discursou, marcar a oposição ao protesto dos ruralistas. “Nós fomos o governo que mais deu recursos para os produtores rurais no país inteiro”, disse Dilma, afirmando que as gestões petistas também contribuíram com os pequenos agricultores e assentados por medidas de reforma agrária.

Encontro com Mujica

De Bagé, Lula seguiu para Santana do Livramento, onde encontrou, para uma conversa pública, o ex-presidente uruguaio e atual senador José Pepe Mujica. O encontro ocorreu na Praça Internacional, na Fronteira da Paz, área que abrange também a cidade uruguaia de Rivera. Ao lado de Lula, Mujica disse que a militância não terá o petista “eternamente”. A declaração foi feita por Mujica ao analisar, segundo o site UOL, a atuação política da esquerda. Ele defendeu que é necessário fortalecer os partidos e não depender de uma só liderança. “Mas digo ao PT e à força de esquerda: as mudanças não se podem respaldar em uma única figura. Porque, amanhã, não está a figura. E a luta continua”, disse Mujica.

“Sorte que vocês têm Lula. Mas não o terão eternamente, e a luta dura. Tem que gerar gerações de militantes e de lutadores sociais, e construir, coletivamente, ou aprender a perdoar-se quando cometem erro.” As declarações do ex-presidente uruguaio vêm em um momento em que Lula, condenado em segunda instância na Operação Lava Jato, pode ser preso e ficar inelegível.

Lula atuou como espécie de mestre de cerimônias do evento, que também contou com falas da ex-presidente Dilma Rousseff e do ex-mandatário do Equador Rafael Correa. O petista abordou brevemente a sua condenação e voltou a dizer que está sendo alvo de “mentiras” de seus acusadores. Lula criticou o presidente Michel Temer ao afirmar que “hoje o Brasil tem um golpista que está atendendo tudo o que o mercado financeiro exige”, e fez uma defesa das leis trabalhistas vigentes antes da reforma do atual governo. Dilma disse que o “monstro” da extrema-direita “saiu da caixa” no Brasil, e citou “o Bolsonaro, a intolerância, o ódio, o preconceito”.

 

Correio do Povo

Ainda não há comentários

Últimas Notícias

Após denúncia, Polícia Civil cumpriu diligência em uma residência do bairro São Jorge

Receita Federal espera receber 43 milhões de declarações neste ano

Indivíduo foi capturado em sua residência no bairro São João

Massa de ar quente deve gerar máximas acima dos 35ºC em diversos pontos