Giro do Vale / Estado / Geral

RS terá predomínio de sol e temperaturas mais baixas nesta quarta-feira

Manhã e noite podem registrar frio em alguns pontos, com mínimas de 11°C.

Foto: Divulgação

O sol predomina no Rio Grande do Sul com massa de ar mais seco e frio de alta pressão atmosférica influenciando as condições do tempo nesta quarta-feira. A maioria das regiões terá nuvens no decorrer do dia, mas algumas áreas, principalmente da Metade Oeste, devem registrar períodos de céu claro.

A circulação de umidade a partir do oceano devido ao ar mais frio deve trazer chuva isolada para pontos do Sul e do Leste do Estado, como perto das lagoas e da costa. A temperatura estará agradável para a época do ano, com frio cedo da manhã e à noite em algumas localidades.

As mínimas rondam os 11°C em São José dos Ausentes e os 12°C em Santana do Livramento. As máximas, por sua vez, podem chegar a 30°C em Uruguaiana e Santa Rosa.

La Niña deve terminar no fim do outono

O episódio de La Niña deste verão está entre as causas da chuva abaixo da média na maior parte do Cone Sul com perdas bilionárias na agricultura da Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul. A maioria dos modelos de clima analisados pela MetSul aponta que este evento do fenômeno chegará ao fim no outono, possivelmente em abril ou até o começo de maio, quando o Pacífico passaria para uma condição de neutralidade.

Chama a atenção o crescimento de uma área com as águas mais quentes do que a média que avança de Oeste para Leste a cerca de 100 a 150 metros de profundidade no Pacífico Equatorial no que se denomina de Onda Kelvin. É muitas vezes o padrão que leva mais tarde no ano a um evento de El Niño, mas é muito difícil predizer ainda em março que um episódio de El Niño possa se instalar durante a segunda metade do ano.

 

Correio do Povo

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Ele foi detido por uma guarnição da Brigada Militar (BM) na Estação Rodoviária, no Florestal, onde aguardava um ônibus.

Condutor do veículo que atropelou a vítima, deixou o local sem prestar socorro.

Tempo fica instável, mas sol aparece com nuvens em várias cidades.

Com decisão, ex-presidente seguirá preso para cumprir condenação no caso do triplex.