Giro do Vale

Giro do Vale

sexta-feira, 19 de abril de 2024

RS terá predomínio de sol e temperaturas mais baixas nesta quarta-feira

Foto: Divulgação

O sol predomina no Rio Grande do Sul com massa de ar mais seco e frio de alta pressão atmosférica influenciando as condições do tempo nesta quarta-feira. A maioria das regiões terá nuvens no decorrer do dia, mas algumas áreas, principalmente da Metade Oeste, devem registrar períodos de céu claro.

A circulação de umidade a partir do oceano devido ao ar mais frio deve trazer chuva isolada para pontos do Sul e do Leste do Estado, como perto das lagoas e da costa. A temperatura estará agradável para a época do ano, com frio cedo da manhã e à noite em algumas localidades.

As mínimas rondam os 11°C em São José dos Ausentes e os 12°C em Santana do Livramento. As máximas, por sua vez, podem chegar a 30°C em Uruguaiana e Santa Rosa.

La Niña deve terminar no fim do outono

O episódio de La Niña deste verão está entre as causas da chuva abaixo da média na maior parte do Cone Sul com perdas bilionárias na agricultura da Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul. A maioria dos modelos de clima analisados pela MetSul aponta que este evento do fenômeno chegará ao fim no outono, possivelmente em abril ou até o começo de maio, quando o Pacífico passaria para uma condição de neutralidade.

Chama a atenção o crescimento de uma área com as águas mais quentes do que a média que avança de Oeste para Leste a cerca de 100 a 150 metros de profundidade no Pacífico Equatorial no que se denomina de Onda Kelvin. É muitas vezes o padrão que leva mais tarde no ano a um evento de El Niño, mas é muito difícil predizer ainda em março que um episódio de El Niño possa se instalar durante a segunda metade do ano.

 

Correio do Povo

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também