Giro do Vale / Destaque / Estrela / Geral

Estrela assina ordem de início para instalação de videomonitoramento

Sistema deve estar em operação em menos de 90 dias.

Das 24 câmeras, 20 são denominadas “speed-dome”, que podem ser movimentadas em todas as direções. (Divulgação)

Em cerimônia realizada no Salão Nobre da Prefeitura, na manhã desta segunda-feira, dia 16, o Governo de Estrela assinou a ordem de início para a instalação do moderno sistema de videomonitoramento do município. No ato que contou com a presença do prefeito Rafael Mallmann, do secretário do Planejamento e Desenvolvimento Econômico Planejamento, Paulo Ricardo Finck; e do Deputado Estadual Edson Brum, foi dada a largada para que a Digitaltec Comércio e Prestação de Serviços – vencedora da licitação – realize o serviço. O prazo é de 90 dias, mas a expectativa é que o sistema esteja em funcionamento em um período mais curto de acordo com Erasmo Antônio Henz, representante da empresa de Novo Hamburgo.

Também participaram da solenidade o comandante do 40º Batalhão de Brigada Militar, Major Marcelo de Abreu Fernandes; o delegado José Romaci Reis; o comandante do Corpo de Bombeiros de Estrela, tenente Paulo Cesar Sulzbach; o vice-prefeito Valmor Griebeler, o promotor de justiça André Costa; presidente da CIC Vale do Taquari, Pedro Barth; secretários municipais, vereadores, demais autoridades, comerciantes e convidados. Todos conferiram uma apresentação realizada pelo secretário Finck de como funcionará o sistema e quais serão os 20 locais onde as 24 câmeras serão instaladas – algumas vias com mais de uma unidade. O município vai investir cerca de R$ 300 mil anuais, compreendendo todos os equipamentos, instalação e assistência técnica 24 horas, além da garantia dos equipamentos. O contrato será firmado por um ano, podendo ser renovado por até quatro anos. Depois disto, equipamentos e estrutura passam a fazer parte do patrimônio da prefeitura. A gestão do sistema ficará a cargo da Brigada Militar, onde vai funcionar a central de monitoramento. A implantação, de acordo com o secretário, visa aumentar a segurança da população e auxiliar na prevenção, além da investigação e repressão da criminalidade. “Um sistema que funcionará para o bem de todos”, destaca.

Da mesma premissa usou o major Abreu Fernandes. “Claro que o serviço vem, a princípio, facilitar quem opera diariamente com estas áreas, como nós policiais, mas todos sairão beneficiados. Nestes casos, quem terá a surpresa de ser flagrado é o criminoso. Ele é que será surpreendido agora”, diz.  “Mas não podemos esquecer que estas ferramentas serão também de grande utilidade, por exemplo, para localizarmos pessoas perdidas, como crianças e idosos, autores de queimadas, a utilização de táxis clandestinos ou mesmo em casos da perda de documentos e outros bens”, enfatiza. Conforme o prefeito Mallmann, os avanços serão muito mais do que em imagens mais detalhadas, identificação de criminosos e na possibilidade de vigia ininterrupta dos principais pontos e acessos do município. “Este sistema estará interligado com outros, como em Porto Alegre, já que é o mesmo utilizado pela Secretaria Estadual de Segurança. Permitirá um reforço na nossa parceria com os órgãos de segurança, que nos permitirão uma interligação de dados mais completa e ágil, que por sua vez ajudarão na identificação dos envolvidos, nas investigações, no andamento de inquéritos e processos. Com isso todos nós ganhamos”, avalia. “E vamos seguir investindo. O exemplo é o próximo concurso para Fiscais de Trânsito, que vai ser outra contribuição nesta área.”

O Deputado Edson Brum ressalta a ajuda que o sistema trará no combate ao tráfico de drogas, grande motivador de muitos outros crimes. Já o presidente da Câmara de Vereadores, Marco Wermann, lembra que, apesar destas e outras ações que o governo local está tomando, é necessário o investimento dos outros poderes. “Não podemos deixar de seguirmos lutando por mais investimentos, como no efetivo pessoal de nossos segmentos da segurança, fundamental para que tudo o que está nos sendo ofertado funcione da melhor maneira possível.”

Saiba Mais

O sistema contará, conforme o secretário, com 24 câmeras. Destas, 20 são denominadas “speed-dome” (que podem ser movimentadas em todas as direções) e quatro fixas, as quais serão instaladas na área urbana da cidade. Haverá equipamentos na Avenida Rio Branco (duas), Rua Coronel Müssnich (duas), Rua 1º de Maio, Rua Júlio de Castilhos (duas), Rua Bruno Schwertner, Rua Tiradentes, Rua Fernando Abott (duas), Rua Ernesto Alves, Avenida Augusto Frederico Markus, Rua Marechal Hermes, Rua Gerado Pereira, Rua São Roque, Rua João Lino Braun, Rua Mathias Ruschel Sobrinho, Rua Frederico Alberto Sulzbach e Rua Coronel Brito Brigada Militar) além da Rota do Sol (acesso ao Loteamento Popular) e BR-386 (acesso à Rua Alfredo Arenhart). Em quatro destes pontos haverá câmeras fixas – nos locais de entrada e saída da cidade – para auxiliar no monitoramento.

 

AI Prefeitura

Ainda não há comentários

Envie-nos o seu comentário

Publicidade

Últimas Notícias

Hospital de Caridade Sant’Ana prestou contas à comunidade e fez o lançamento do seu almoço anual.

Os bombeiros conseguiram controlar o fogo antes que se espalhasse.

Após a prisão, o sujeito foi conduzido à UPA e, posterior, à Polícia Civil onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante.

O condutor da moto sofreu ferimentos, sendo encaminhado para atendimento no Hospital São Sebastião Mártir.