Giro do Vale / Esporte / Grêmio

Grêmio vence o Goiás e fica perto das quartas da Copa do Brasil

Tricolor dominou o time goiano e abriu 2 a 0 no jogo de ida das oitavas.

Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação

O Grêmio está praticamente garantido nas quartas de final da Copa do Brasil. Na noite desta quarta-feira, o Tricolor impôs sua superioridade e venceu o Goiás por 2 a 0 no Serra Dourada em jogo de ida das oitavas. Everton e Luan marcaram os gols gremistas no segundo tempo.

Com a vitória de 2 a 0, o Grêmio pode até perder por um gol de diferença na Arena, em 9 de maio, que ainda assim vai avançar para as quartas de final. O próximo compromisso do Tricolor é neste sábado, às 16h, diante do Botafogo no Rio de Janeiro pelo Brasileirão.

O jogo

O primeiro tempo no Serra Dourada lembrou o jogo entre Grêmio e Atlético-PR no domingo pelo Campeonato Brasileiro. O Grêmio teve o controle da partida, ocupou o campo de ataque e conseguiu construir as melhoras chances. O time goiano raras vezes saiu do seu campo. Quando saiu, parou nas boas atuações de Geromel e Kannemann. Assim, o goleiro Marcelo Grohe fez apenas intervenções nos primeiros 45 minutos.

Faltou ao Grêmio maior qualidade nas finalizações no primeiro tempo. Com um Goiás que protegia sua área, o Tricolor arriscou os chutes de média distância e apostou nos cruzamentos. Aos 10, a primeira finalização perigosa foi de Everton em chute de fora da área que Marcelo Rangel espalmou. Aos 16, Madson cruzou, o zagueiro Brock se atrapalhou e quase mandou contra.

O Grêmio poderia ter tido melhor resultado na primeira etapa se Jael estivesse em noite iluminada. O centroavante teve três oportunidades de cabeça, mas não aproveitou. Na primeira, ele não conseguiu dar direção à bola e mandou pela linha de fundo. Depois, aos 33, Madson cruzou e Jael apareceu, mas não conseguiu acertar a bola, que saiu pela linha de fundo.

A melhor chance do Grêmio veio aos 35 minutos e teve grande participação de Maicon. O capitão gremista deu um belo passe por cobertura para Everton dentro da área. O camisa 11 bateu de primeira, mas Marcelo Rangel conseguiu tocar com o pé na bola e fez uma grande defesa. Antes do intervalo, Jael teve nova oportunidade de cabeça após cruzamento de Luan, mas mandou por cima do gol.

Everton marca e abre caminho para vitória

O Goiás, que não tinha criado nenhuma chance perigosa no primeiro tempo, quase marcou no início da etapa final. Antes do primeiro minuto, Giovanni arriscou um chute de longe e quase conseguiu encobrir Marcelo Grohe. O goleiro gremista, porém, deu um tapa salvador e mandou a bola para escanteio.

A chance do Goiás não assustou o Grêmio, que chegou ao gol logo depois. Aos 2, Jael deu um belo toque após cruzamento de Madson e a bola chegou a Everton, que fez uma grande jogada. O camisa 11 se livrou de dois marcadores e bateu na saída de Marcelo Rangel para abrir o placar no Serra Dourada.

Após o gol, o Grêmio recuou um pouco e deu campo para o Goiás. O time da casa, no entanto, não teve qualidade para levar perigo a Marcelo Grohe. A equipe finalizou apenas uma vez, em chute cruzado de Robson, mas a bola passou por cima do gol.

No momento que o Goiás tentava pressionar, veio o segundo gol aos 24. Em lance confuso na área, Luan caiu na disputa com o zagueiro David Duarte e o árbitro Flávio de Souza marcou pênalti. O próprio Luan foi para a cobrança e ampliou, 2 a 0.

O segundo gol acabou de vez com qualquer reação do Goiás. O técnico Hélio dos Anjos até fez duas trocas no time mandando a campo Alex Silva e Michael nos lugares de Caique Sá e Maranhão, mas na sequência perdeu um jogador. Aos 30 minutos, Luan recebeu às costas da zaga e foi derrubado por Madison. Como era uma chance clara de gol, o camisa 5 do time goiano foi expulso. Na cobrança da falta, Jael ousou ao bater a bola por baixo da barreira e quase marcou o terceiro.

Com o Goiás com apenas 10 homens, Renato fez uma mudança ousada mesmo com a vantagem de 2 a 0. O zagueiro Kannemann, que havia sofrido uma batida na cabeça em lance com Cortez, saiu e o escolhido para entrar foi o centroavante André. O Grêmio, assim, ficava com apenas um zagueiro na parte final do jogo.

O Tricolor manteve o controle do jogo até o apito final de Flávio de Souza. Com a vitória de 2 a 0, o Grêmio pode até perder por um gol de diferença no jogo de volta na Arena que ainda assim irá avançar para as quartas de final da Copa do Brasil.

Copa do Brasil 2018 – Oitavas de final

Goiás – 0

Marcelo Rangel; Caique Sá (Alex Silva), David Duarte, Eduardo Brock e Breno; Madison, Pedro Bambu; Carlos Eduardo (Robson), Giovanni, Maranhão (Michael); Rafinha. Técnico: Hélio dos Anjos.

Grêmio – 2

Marcelo Grohe; Madson (Alisson), Geromel, Kannemann (André) e Cortez; Arthur, Maicon. Ramiro, Luan, Everton; Jael. Técnico: Renato Portaluppi.

Gols: Everton (2min/1T), Luan (24min/2t)

Cartões amarelos: Brock, David Duarte (GOI); Jael (GRE)

Cartão vermelho: Madison (GOI)

Árbitro: Flávio de Souza (SP).

Local: Serra Dourada, Goiânia.

 

Correio do Povo

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Uma nova manifestação está agendada para acontecer a partir das 15h desta sexta-feira, dia 25.

Ele estava foragido do Presídio Estadual, segundo Polícia Civil.

O atendimento à população nos Postos de Saúde continua normal.

Veículos formaram filas em postos de combustíveis desde a noite de ontem para garantir o abastecimento.