Giro do Vale

Giro do Vale

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Grêmio goleia o Santos na Arena por 5 a 1

Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação

Mais um espetáculo de futebol. Assistir a este time do Grêmio jogar é privilégio para os torcedores tricolores e para os amantes de um bom jogo. Na noite deste domingo, na Arena, os comandados de Renato Portaluppi realizaram mais uma grande partida e golearam o Santos por 5 a 1. Maicon, duas vezes, Everton, André e Arthur fizeram os gols do Tricolor. Jean Mota anotou o de honra para o Santos, num raro momento de desatenção gremista. Com a vitória, o clube chega aos 7 pontos na tabela. O Santos parou nos 3 e beira o Z4.

Se você tiver a bola, talvez não ganhe – caso não marque gol – mas, com certeza, não irá perder. Este é o mantra gremista: ficar com a bola, e de posse dela, trocar passes em velocidade, aproximando seus jogadores e acuando o adversário, sufocar até o gol. Foi esta a tática do Grêmio diante do Santos. Maicon, Arthur, Ramiro e Luan flutuam, dificultam a marcação adversária. O Grêmio não deixou o Santos respirar. Com o time avançado, forçava o erro na saída de bola dos paulistas, e com a bola nos pés, trocava passes até o arremate.

Domínio tricolor

Logo aos 2 minutos, André, de boa movimentação foi derrubado por Jean Mota. Ramiro bateu com força. Vanderlei se esticou todo e mandou para escanteio. Três minutos depois, André deu o passe para Ramiro. O meia gremista armava a assistência para Luan quando foi desarmado. Aos 7, Sasha, vaiado a cada segundo, impediu que a bola chegasse em Luan.

Santos passa do meio de campo

Aos 13 minutos, o Santos conseguiu chegar tocando a bola até o campo de ataque. Sasha encontrou Rodrygo, que mandou de longe. A bola explodiu em Ramiro.

Gira, toca e passa

O time gremista seguia no comando das ações. Luan, caçado em campo, recebeu de Maicon, aos 17, driblou dois santistas e foi bloqueado por Alison na hora H. Dois minutos depois, escanteio cobrado para o Grêmio e André, de primeira, mandou por cima. Em outro lance Everton pedalou e foi para cima da marcação ganhando outro escanteio. O Santos, acuado, começou a fazer cera. Dodô levou amarelo por retardar um lateral. Aos 26, Arthur cobrou falta. A bola subiu demais.

Golaço, desatenção e Everton de centroavante

O primeiro gol, porém, veio de um chute de fora da área. Após a zaga santista rebater, Maicon, aos 30 minutos, dominou e livre de marcação, ergueu a cabeça e mandou uma “paulada”: golaço no ângulo. Entretanto, no recomeço do jogo, defesa gremista deu bobeira. Jean Mota chegou sem ser pressionado, driblou Maicon e bateu forte. A bola desviou em Kannemann e matou Marcelo Grohe. Sem abatimento, Grêmio seguiu em cima. Aos 35, Luan cabeceou e a bola explodiu na trave. A torcida empurrava mais ainda o time para dentro do gol. E, nos acréscimos, a bola foi de pé em pé até chegar em Everton, na posição de centroavante. Ele driblou dois marcadores e bateu no canto oposto de Vanderlei: 2 a 1.

Segundo tempo

Grêmio manteve a estratégia. A diferença foi o Santos. O time de Jair Ventura adiantou um pouco a equipe na expectativa de, quando roubasse a bola, estar mais perto do gol de Marcelo Grohe. Mas, os comandados de Renato não titubeiam: recuperam a bola com rapidez e seguem ávidos em busca do gol. Aos 6 minutos, Luan levanta com capricho para Ramiro. O meia gremista surge entre os zagueiros do Santos e cabeceia. A bola vai para fora.

Capitão artilheiro e goleada

Na sequência, André sofreu falta na entrada da área. David Braz chegou forte. Equipe paulista bateu forte. O capitão Maicon pediu para cobrar: caixa. Batida na bola com perfeição. Vanderlei nem saiu na foto: 3 a 1. Sem poder de reação, o Santos via o Grêmio esbanjar qualidade. Controla o ritmo. Ora acelera, ora retarda. Aos 17 Luan recebeu de Arthur no meio de campo, avançou sem marcação, mas mandou para fora. Aos 23 Luan fez nova tentativa. Vanderlei foi no cantinho e jogou para escanteio. O quarto gol era questão de tempo.

Aos 25, em mais uma troca de passes perfeita, Ramiro cruzou da direita. O centroavante André desviou de cabeça. Luan foi na esquerda e bateu para o meio da área, matando Vanderlei. André só teve que empurrar para o gol vazio: 4 a 1. Sasha, sumido, tentou, aos 30, de cabeça apos cruzamento de Daniel Guedes. Direto para fora. Foi o Santos no segundo tempo. Aos 34, o Grêmio seguia em cima, tem fome de gols e fôlego de sobra. Everton entrou na área driblando os adversários. Ele rola para Arthur. O volante tricolor, livre, recebeu, ajeitou o corpo e bateu tirando de Vanderlei: 5 a 1. O Grêmio fez o que quis nesta noite: massacrou o Santos e alegrou os torcedores.

Agora o Grêmio “esquece” o Brasileirão e se concentra na Copa do Brasil. O Tricolor encara o Goiás, quarta-feira, dia 9, às 19h30min na partida de volta das oitavas de final. O time de Renato venceu o primeiro jogo por 2 a 0. No campeonato brasileiro, a equipe tem o Gre-Nal, sábado, 16h, na Arena. Tem tudo para ser um grande clássico.

Ficha técnica

Grêmio (5)

Marcelo Grohe; Léo Moura (Madson), Pedro Geromel, Kannemann e Cortez (Marcelo Oliveira); Maicon , Arthur, Everton, Ramiro e Luan; André (Jael).

Técnico: Renato Portaluppi 

Santos (1)

Vanderley; Daniel Guedes, Lucas Veríssimo, David Braz e Dodô; Alison, Léo Cittadini (Copete) e Jean Mota; Rodrygo (Vitor Bueno), Gabriel (Arthur Gomes) e Eduardo Sasha.

Técnico: Jair Ventura 

Gols

Maicon, duas vezes, Everton, Maicon, André e Arthur.

Cartões amarelos 

Ramiro (Grêmio); Lucas Veríssimo, Dodô e Alison (Santos)

Árbitro

Pericles Bassols Pegado Cortez (PE) 

Local

Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS).

 

Correio do Povo

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também