Giro do Vale / Bom Retiro do Sul / Destaque / Polícia

Grupo traçou metas para melhorar a segurança em Bom Retiro do Sul

Reunião contou com a presença de forças policiais, políticas e empresariais do município.

Foto: Juliano Beppler / Giro do Vale

Na tarde da quinta-feira, dia 3, ocorreu reunião para debater a crise na segurança em Bom Retiro do Sul. O encontro realizado no Auditório Egon Harry Lipp, no Centro Administrativo, definiu, entre outras coisas, a criação do Conselho Municipal de Segurança.

Participaram do encontro, o prefeito Edmilson Busatto, o Delegado Márcio de Abreu Moreno, o Comandante do 40º Batalhão de Polícia Militar (BPM) Major Marcelo de Abreu Fernandes, o comandante da BM local 1º Sarjento Marco Mattes, o presidente do Legislativo Airton Giacomini, os vereadores Filipe Turatti eTiago Delwing Pedroso, o presidente da ACIAB Juliano Beppler da Silva, empresários, representantes de instituições bancárias, e secretários municipais.

Foi feita uma explanação sobre a situação da criminalidade na cidade e traçadas algumas metas iniciais para buscar diminuir a sensação de insegurança da comunidade.

Um dos pontos considerados fundamentais para a melhoria, é a participação da comunidade. Para isso, será criado um canal direto onde as pessoas poderão fazer denúncias de crimes, contribuindo para o trabalho da polícia.

Ambiente hostil para o crime

O delegado Moreno destacou a importância de se criar um ambiente hostil para os criminosos no município. “Eles têm que sentir que aqui a comunidade é unida, que a polícia está fazendo sua parte. Esse ambiente hostil tem que ser criado para que eles possam tirar Bom Retiro do Sul de sua rota criminal. O crime visa lucro, e se eles verem que aqui está ruim, não vão querer mais agir no município”, frisa.

O delegado ainda destacou que nos próximos dias serão espalhados cartazes com fotos de criminosos que tenham contra si mandados de prisão. “Esses que estiverem em condição de foragidos terão seus rostos estampados, isso em si já é uma forma de deixar o ambiente hostil para os criminosos”.

Foto: Juliano Beppler / Giro do Vale

Conselho Municipal de Segurança

O comandante do 40º BPM cito o exemplo do município de Estrela onde há o Conselho Municipal de Segurança, onde através dele há o Fundo Municipal de Segurança. Com isso é possível arrecadar recursos que são revertidos às forças policiais, que não fica dependendo apenas do Estado.

Nos próximos dias o prefeito agendará uma reunião com o secretário estadual de Segurança para solicitar melhorias, incluindo aumento no efetivo local. Da mesma forma ele anunciou que irá disponibilizar uma estagiária para auxiliar a Polícia Civil.

 

Giro do Vale

Veja mais imagens

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Comentários

  1. Anônimo disse:

    Isso sim tem que mostrar os rostos dos criminosos eu sou contra esse negócio de não mostrar O rosto pq muitas vezes estamos convivendo com esses marginais sem saber assim fica melhor espalhar fotos de foragidos e dos procurados pela polícia aposto que eles vão se sentir recuados depois disso muito bom aposto que vai ajudar bastante parabéns pela iniciativa .

  2. Anônimo disse:

    Cartazes😆😆 ultrapassado grupo no wats todo mundo usa e pode ser usado para denuncias

  3. Anonimo disse:

    Ultrapassado grupo no wats e bem melhor todo mundo usa sem falar que e mais pratico

  4. anonimo disse:

    isso aí.vamos se unir..todos queremos mas seguranca

  5. Anônimo disse:

    Mas não adianta também a comunidade se reunir e os brigadianos estarem na Vila Nova. Como já teve um caso que ligarem pra Brigada atender uma ocorrência e os brigadiano dizer que estavam na Vila Nova e estavam saindo da lotérica, e a pessoa que ligou vendo eles.

Publicidade

Últimas Notícias

Período teve média de 5,9 mortes em acidentes por dia, desde 2007

o se passou na frente da casa da vítima

Pagamento inclui lotes residuais de 2008 a 2017