Giro do Vale

Giro do Vale

sábado, 20 de abril de 2024

Neste sábado é o Dia “D” de vacinação contra a gripe em Bom Retiro do Sul

Neste sábado, dia 12, acontece a Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza – Dia D. Os tipos de vírus incluídos para a campanha de 2018 são o H1N1, o H3N2 e o influenza do tipo B Yamagata.

Em Bom Retiro do Sul, o Posto de Saúde do Centro estará atendendo às pessoas dos grupos prioritários das 8h da manhã até às 17h, sem fechar ao meio-dia. No Faxinal do Silva Jorge, idosos e doentes crônicos com atestado médico poderão fazer a vacina no Posto de Saúde da localidade, das 8h às 11h.

Devem receber a vacina contra a gripe crianças de 6 meses a 5 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, idosos e doentes crônicos mediante apresentação de atestado médico. Hipertensos e diabéticos podem apresentar a receita médica para receber a vacina.

Para receber a imunização, é obrigatório apresentar a carteirinha de vacina e o Cartão SUS, que deverá estar atualizado.

A campanha de vacinação segue até o dia 1° de junho. A meta em Bom Retiro do Sul é vacinar 2.511 pessoas dos grupos prioritários.

Saiba mais

 Efeitos colaterais

A vacina não costuma ter reações. Em poucos casos, a pessoa pode sentir uma pequena alergia na pele, no local da aplicação. Além disso, há quem pense que o imunizante provoca gripe, o que não acontece, uma vez que o vírus inativado não tem risco de contaminação.

O sistema imune demora, pelo menos, alguns dias para contrapor a influenza. Nesse tempo, ainda há o risco de contaminação do vírus. A eficácia da vacina contra o influenza chega ao máximo em 70%, isto é, há poucos casos em que ela não surte efeito. Mesmo assim, é importante porque ajuda a evitar muitas das complicações pós-gripe, como a pneumonia.

 

AI

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também