Giro do Vale

Giro do Vale

quinta-feira, 28 de março de 2024

PF deflagra operação contra crimes de internet no RS e em quatro estados

Foto: Polícia Federal / Divulgação

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira, uma operação contra crimes praticados na internet, como racismo, ameaça e terrorismo. Um mandado de prisão e oito de busca e apreensão estão sendo cumpridos no Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo.

No RS, a cidade-alvo é Santa Maria. Contudo ainda não há detalhes de qual tipo de mandado está sendo cumprido na cidade da região Central do Estado.

A ofensiva, chamada de Bravata, conta com cerca de 60 policiais federais estão participando da deflagração da operação, cumprindo um mandado de prisão preventiva e oito mandados de busca e apreensão nas cidades de Curitiba/PR, Rio de Janeiro/RJ, São Paulo/SP, Recife/PE, Santa Maria/RS e Vila Velha/ES.

A investigação teve início com base em fatos que ocorreram após a deflagração da Operação Intolerância, em 2012, quando foi verificado que outras pessoas, aparentemente associados àqueles que haviam sido presos na operação, continuaram a praticar crimes por meio dos mesmos sites e fóruns na internet que costumavam utilizar, tendo inclusive criado novos ambientes virtuais para a prática destes delitos.

Os investigados vão responder pelos crimes de associação criminosa, ameaça, racismo e incitação ao crime, tendo em vista que nos sites e fóruns mantidos na internet incentivam a prática de diversos crimes, como o estupro e o assassinato de mulheres e negros. Além disso, são suspeitos de

terrorismo. De acordo coma PF, há indícios de que os alvos da operação foram responsáveis por ameaças de bomba encaminhadas a diversas universidades do País. A soma das penas dos crimes investigados podem chegar aos 39 anos de prisão.

 

Correio do Povo

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também