Giro do Vale

Giro do Vale

quinta-feira, 25 de abril de 2024

Prazo para regularizar título de eleitor termina em 9 de maio

Foto: Divulgação

Termina na próxima quarta-feira, dia 9 de maio, o prazo para tirar o título de eleitor ou regularizar a situação eleitoral. O comparecimento aos postos de atendimentos da Justiça Eleitoral é obrigatório para quem completa 19 anos até a data do pleito e ainda não possui título, e também para quem está com  a inscrição eleitoral cancelada – por não fazer o cadastramento biométrico obrigatório, por exemplo.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), é recomendável que se faça um agendamento no site do TRE, porém já não há mais horários disponíveis em Florianópolis, por exemplo.  Mesmo assim, o TRE-SC garante que todos que entrarem nas filas até as 17h do dia 9 de maio serão atendidos.

O prazo também expira no dia 9 de maio para quem quiser mudar o domicílio eleitoral, para pessoas que queiram registrar deficiência visual ou de locomoção e para transexuais ou travestis  que queiram fazer alterações no nome social. Nesses casos, no entanto, o comparecimento não é obrigatório, ou seja, não há sanções.

Em alguns procedimentos, o prazo para regularização não acaba em 9 de maio. É o caso da quitação de débitos eleitorais, que podem ser feitas a qualquer momento, e da solicitação de segunda via do título de eleitor, que pode ser solicitada até o dia 27 de dezembro.

No sábado, dia 5 de maio,  haverá plantão de atendimento nos Cartórios Eleitorais do estado, com exceção do posto de atendimento de Anchieta e de Cunha Porã.   nos dias 7, 8 e 9 de maio, os Cartórios Eleitorais e postos de atendimento terão horário especial: das 9h às 17h.

Para o atendimento, é necessário levar  documento oficial de identidade com foto e comprovante recente de domicílio. Para tirar o primeiro título, os homens maiores de dezoito anos também devem comprovar a regularidade com o serviço militar.

 

ClicRBS

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também