Giro do Vale

Giro do Vale

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Bom Retiro elege diretoria do Conselho Municipal de Segurança

Foto: Fernando Dias / Divulgação

A administração municipal de Bom Retiro do Sul realizou reunião na tarde da terça-feira, dia 12, para deliberar sobre a formação de diretoria para o Conselho Municipal de Segurança Pública (COMSEG). Participaram representantes do Executivo, Legislativo e de entidades do município.

Por aclamação, o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Bom Retiro do Sul (Aciab) Juliano Beppler da Silva, foi eleito para presidir o Conselho. Ele terá como vice-presidente Paulo André Junqueira, e Letícia Moraes Junqueira como secretária. A presidência do Conselho é pelo período de dois anos, podendo ser reconduzida por igual período.

O Conselho deverá se reunir ordinariamente uma vez por mês, para tratar de assuntos relacionados à segurança pública de Bom Retiro do Sul. Entre as metas iniciais do Conselho está a criação do Fundo Municipal da Segurança Pública que será um mecanismo para angariar recursos que possam auxiliar em ações de segurança, e a elaboração de um Regimento Interno que norteará a atuação do Conselho.

Sobre o Conselho

O Conselho Municipal de Segurança Pública terá, entre outras atribuições, sugerir prioridades na área de segurança pública no âmbito do município, fiscalizar e assessorar a execução da Política Municipal de Segurança Pública, acompanhar e avaliar os serviços de segurança pública e privada prestados à população, sugerir e opinar sobre campanhas voltadas a não violência e pela paz.

Buscar conhecimento

Nos próximos dias uma comissão irá visitar municípios que já tenham Conselho de Segurança formado há mais tempo. A intenção é buscar subsídios para a elaboração de um regimento interno que possibilite um trabalho ágil e desburocratizado, facilitando na hora da realização de ações de apoio às polícias, por exemplo.

No novo encontro a ser realizado dentro de aproximadamente um mês, o grupo irá analisar a proposta de regimento interno a ser apresentada a partir dos exemplos colhidos nas visitas técnicas.

 

Giro do Vale

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também