Giro do Vale

Giro do Vale

terça-feira, 23 de abril de 2024

Brasil começa trajetória rumo ao hexa neste domingo

Foto: Lucas Figueiredo / CBF / Divulgação

Acabou a espera. Quando a Seleção Brasileira pisar no gramado da Arena Rostov neste domingo, às 15h, na Rússia, começará a busca pelo hexacampeonato mundial. O duelo com a Suíça marca a estreia de um time que cresceu consideravelmente sob o comando de Tite e reconquistou o torcedor. Os brasileiros, antes descrentes com a Seleção, voltaram a se orgulhar dela.

Mas o torcedor ainda carrega o trauma de 2014, quando, em casa, o Brasil levou 7 a 1 da Alemanha em uma das semifinais. Por isso a Copa da Rússia tem um gosto especial para Neymar e companhia. Virou uma questão de honra. Recuperar o prestígio e a hegemonia do futebol mundial é algo que move a Seleção Brasileira. Motivos não faltam para acreditar que desta vez será diferente. A “Era Tite” apresenta números impressionantes. Em 21 jogos, o Brasil venceu 17, empatou três e perdeu apenas um.

A forma ofensiva de jogar, que mais agrada aos torcedores, voltou a ser uma característica marcante na Seleção, que anotou 47 gols nas 21 partidas, a maioria deles com a participação de Neymar. O craque do Paris Saint Germain é a grande estrela do Brasil no Mundial. Nos pés dele estão depositadas as maiores esperanças de mais um título para o futebol brasileiro.

Recuperado de uma cirurgia no pé, Neymar chega à Copa com todo o gás, já que esta será sua primeira competição oficial após retornar da lesão. “Tem que confiar e sonhar. Pode falar que é brasileiro e sonhar. Nós estamos sonhando cada vez mais. Sonhar não é proibido”, disse o atacante após o amistoso contra a Áustria, vencido pelo Brasil por 3 a 0 com direito a golaço do camisa 10.

Mas esta Seleção não se limita ao talento individual de Neymar, Philippe Coutinho, Gabriel Jesus, Marcelo e outros jogadores. Tite aliou a técnica apurada ao jogo coletivo. O time inspira confiança e esbanja maturidade, mesmo que a grande maioria dos atletas esteja em sua primeira Copa do Mundo. Nas Eliminatórias e nos amistosos preparatórios, o Brasil bateu adversários tradicionais como Argentina e Alemanha.

O time para a estreia contra a Suíça está definido. Tite não fez mistério e confirmou os 11 titulares no treinamento de quinta-feira, em Sochi. A Seleção Brasileira vai para o ataque com o quarteto Coutinho, Willian, Neymar e Gabriel Jesus.

A Suíça admite o favoritismo da Seleção Brasileira, que deverá encontrar uma retranca em seu primeiro jogo na Copa. “Vamos jogar por uma bola, sabemos que o Brasil é muito forte”, afirmou o lateral Ricardo Rodriguez. “Não teremos muitas chances de gol, mas quanto tiver, tem que aproveitar”, finaliza o jogador. Brasil e Suíça estão no Grupo E da Copa do Mundo, que ainda tem Sérvia e Costa Rica. Ambas também jogam neste domingo, em Samara.

Copa do Mundo – Grupo E

Brasil

Alisson; Danilo, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro, Paulinho, Philippe Coutinho, William e Neymar; Gabriel Jesus. Técnico: Tite

Suíça

Bürki; Lichtsteiner, Schär, Djourou e Moubandj; Xhaka, Behrami, Dzemaili e Zuber; Gavranovic e Shaqiri. Técnico: Vladimir Petkovic

Árbitro: Cesar Ramos (México)

Local: Rostov Arena

Horário: 15h

 

Correio do Povo

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também