Giro do Vale / Geral / País

Brasil começa trajetória rumo ao hexa neste domingo

Seleção encara a Suíça no primeiro desafio da Copa do Mundo.

Foto: Lucas Figueiredo / CBF / Divulgação

Acabou a espera. Quando a Seleção Brasileira pisar no gramado da Arena Rostov neste domingo, às 15h, na Rússia, começará a busca pelo hexacampeonato mundial. O duelo com a Suíça marca a estreia de um time que cresceu consideravelmente sob o comando de Tite e reconquistou o torcedor. Os brasileiros, antes descrentes com a Seleção, voltaram a se orgulhar dela.

Mas o torcedor ainda carrega o trauma de 2014, quando, em casa, o Brasil levou 7 a 1 da Alemanha em uma das semifinais. Por isso a Copa da Rússia tem um gosto especial para Neymar e companhia. Virou uma questão de honra. Recuperar o prestígio e a hegemonia do futebol mundial é algo que move a Seleção Brasileira. Motivos não faltam para acreditar que desta vez será diferente. A “Era Tite” apresenta números impressionantes. Em 21 jogos, o Brasil venceu 17, empatou três e perdeu apenas um.

A forma ofensiva de jogar, que mais agrada aos torcedores, voltou a ser uma característica marcante na Seleção, que anotou 47 gols nas 21 partidas, a maioria deles com a participação de Neymar. O craque do Paris Saint Germain é a grande estrela do Brasil no Mundial. Nos pés dele estão depositadas as maiores esperanças de mais um título para o futebol brasileiro.

Recuperado de uma cirurgia no pé, Neymar chega à Copa com todo o gás, já que esta será sua primeira competição oficial após retornar da lesão. “Tem que confiar e sonhar. Pode falar que é brasileiro e sonhar. Nós estamos sonhando cada vez mais. Sonhar não é proibido”, disse o atacante após o amistoso contra a Áustria, vencido pelo Brasil por 3 a 0 com direito a golaço do camisa 10.

Mas esta Seleção não se limita ao talento individual de Neymar, Philippe Coutinho, Gabriel Jesus, Marcelo e outros jogadores. Tite aliou a técnica apurada ao jogo coletivo. O time inspira confiança e esbanja maturidade, mesmo que a grande maioria dos atletas esteja em sua primeira Copa do Mundo. Nas Eliminatórias e nos amistosos preparatórios, o Brasil bateu adversários tradicionais como Argentina e Alemanha.

O time para a estreia contra a Suíça está definido. Tite não fez mistério e confirmou os 11 titulares no treinamento de quinta-feira, em Sochi. A Seleção Brasileira vai para o ataque com o quarteto Coutinho, Willian, Neymar e Gabriel Jesus.

A Suíça admite o favoritismo da Seleção Brasileira, que deverá encontrar uma retranca em seu primeiro jogo na Copa. “Vamos jogar por uma bola, sabemos que o Brasil é muito forte”, afirmou o lateral Ricardo Rodriguez. “Não teremos muitas chances de gol, mas quanto tiver, tem que aproveitar”, finaliza o jogador. Brasil e Suíça estão no Grupo E da Copa do Mundo, que ainda tem Sérvia e Costa Rica. Ambas também jogam neste domingo, em Samara.

Copa do Mundo – Grupo E

Brasil

Alisson; Danilo, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro, Paulinho, Philippe Coutinho, William e Neymar; Gabriel Jesus. Técnico: Tite

Suíça

Bürki; Lichtsteiner, Schär, Djourou e Moubandj; Xhaka, Behrami, Dzemaili e Zuber; Gavranovic e Shaqiri. Técnico: Vladimir Petkovic

Árbitro: Cesar Ramos (México)

Local: Rostov Arena

Horário: 15h

 

Correio do Povo

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Foi apreendida uma porção de maconha, uma balança de precisão, além de um revólver calibre 38

Em menos de um mês, o britador do município foi duas vezes danificado, prejudicando os trabalhos

Colisão lateral envolveu veículo de Lajeado e um caminhão de Passo Fundo