Giro do Vale / Esporte / Grêmio

Grêmio vence o Bahia e assume a terceira colocação do Brasileiro

Com o resultado, o Tricolor chegou a 16 pontos na competição e segue atrás apenas do Flamengo e Cruzeiro

Foto: Lucas Uebel / Divulgação

A 9ª rodada do Campeonato Brasileiro foi marcada pela vitória gremista sobre o Bahia. Jogando fora de casa, na Arena Fonte Nova, na tarde do último domingo, dia 3, o Grêmio venceu os donos da casa pelo placar de 2 a 0.

O jogo começou favorável para o Tricolor que logo aos 10 minutos, conseguiu abrir o marcador com Maicon, após cobrança de pênalti. No lance, o capitão chutou no canto direito, Douglas chegou a defender, mas no rebote, o camisa 8 mandou no canto esquerdo da meta, abrindo o marcador.

Para a segunda etapa, o técnico Renato Portaluppi promoveu ainda no intervalo a sua primeira alteração; tirou Ramiro para colocar Lima e logo aos 14’, André para colocar Thaciano. A partida ficou equilibrada, sem muitas chances claras de gol. O Bahia tentou impor seu ritmo, mas os gremistas conseguiram segurar o marcador. Aos 30’, a última substituição foi feita, quando Thonny Anderson deu seu lugar a Pepê. E foi já nos acréscimos, aos 47 minutos, que o Tricolor chegou ao seu segundo gol. Everton fez uma grande jogada, descendo em velocidade pela esquerda, passando pela marcação e chegando a linha de fundo; cruzou para Pepê, que não conseguiu a finalização e dividiu com o goleiro Douglas; a bola ficou viva na área e Thaciano só teve o trabalho de empurrar para o fundo das redes.

Com os resultados do momento, o Grêmio sobe sete posições e assume a terceira colocação, com 16 pontos.

Primeiro Tempo

O Bahia foi quem chegou primeiro ao ataque, logo aos 4 minutos, com um lançamento do meio para a direita. Régis acionou Nino Paraíba, que foi a linha de fundo e tentou o cruzamento, mas a bola correu demais e se perdeu pela linha de fundo. Em resposta, no lance seguinte, Bruno Cortez desceu pela esquerda e tentou enfiar a bola na área, mas a defesa cortou pela lateral.

Aos 6 minutos, o Grêmio chegou muito bem, com uma jogada também pela esquerda. Jailson fez um bom lançamento para Everton, que entrava na área. O atacante dominou e finalizou, mas a arbitragem assinalou impedimento.

Já aos 8 minutos, pela esquerda, Everton recebeu um passe e acionou Ramiro dentro da área, próximo a marca penal. No momento em que o meia dominou a bola, Bruno Fonseca cometeu falta sobre o jogador, cometendo pênalti. Na cobrança, Maicon chutou, Douglas defendeu com rebote, mas na sobra, o capitão mandou no canto esquerdo, abrindo o marcador, aos 10 minutos.

O Bahia tentou reagir em uma cobrança de falta, quando Régis colocou direto na área, mas a bola passou por todos, se perdendo pela linha de fundo. Em seguida, o time da casa chegou novamente com Zé Rafael tabelando com Nino. O atacante recebeu o último passe e finalizou, mas Grohe desviou a escanteio.

Os adversários chegaram novamente aos 26’, quando Júnior Brumado, de longe, arrematou a gol, mas Marcelo Grohe estava no lance e fez a defesa com tranquilidade.

O Grêmio também chegou. Aos 30’, depois de um cruzamento na área, Everton deu passe para Kannemann, que pegou de voleio e mandou a gol, mas Douglas defendeu.

Os baianos tiveram duas sequências de faltas a seu favor. Primeiro pela esquerda, quando Allione colocou na marca penal, mas a defensiva gremista conseguiu afastar.  Em seguida, pela direita, onde Régis mandou direto e Júnior cabeceou por sobre a meta de Grohe.

Depois de uma troca envolvente de passes no campo de ataque, Cortez cruzou da esquerda, André desviou e a bola chegou a Ramiro. O meia finalizou de primeira, mas pegou mal e a bola passou por sobre a meta. Em seguida, Thonny Anderson recebeu passe na intermediária, pelo meio, e arriscou de longa distância, para mais uma defesa de Douglas.

O Bahia tentou o empate também arrematando de longe. Desta vez, Júnior chutou forte, muito alto. Grohe apenas acompanhou a trajetória da bola, que não levou perigo a meta gremista.

Jogo finalizou aos 49’.

Segundo Tempo

O Grêmio voltou a campo com a seguinte alteração: Saiu Ramiro, entrou Lima.

O Bahia foi quem teve a melhor oportunidade na primeira etapa, com uma falta quase que frontal. Zé Rafael cobrou, mas carimbou a barreira.

Já o Grêmio chegou com Jailson, que acionou André mais a frente. O centroavante invadiu a área e finalizou, mas pegou mal e mandou sem direção, não levando perigo ao gol de Douglas. Logo em seguida, Lima resolveu arriscar de longe, mandando por sobre a meta.

Os baianos seguiram pressionando e aos 8 minutos, depois de uma boa jogada de Allione, Régis recebeu passe e finalizou. A bola bateu em Kannemann e saiu a escanteio.

Substituição: Saiu André, entrou Thaciano, aos 14’.

O time da casa avançou novamente com Régis, agora pela direita, fazendo uma jogada individual e depois tentando um cruzamento, mas ele mandou direto para fora, sem perigo. Em seguida, o atleta ameaçou novamente, com um cruzamento buscando Zé Rafael, mas a defesa gremista conseguiu o corte pela linha de fundo. Na cobrança curta de escanteio, a bola foi alçada na área e Grohe saiu do gol para defender.

O Tricolor respondeu, com uma boa jogada de Lima, que deixou Thaciano livre em frente ao goleiro, mas no lance, o meia deu passe para Thonny Anderson, mais adiante, que estava em posição irregular. Jogada foi anulada.

O Bahia teve mais uma falta em seu campo de ataque, bem próximo a grande área. Régis rolou para Nino Paraíba, que empurrou para Vinícius na marca penal. Ele pegou de primeira, mas mandou por sobre o gol de Marcelo Grohe, aos 24 minutos.

Quatro minutos depois, mais uma infração assinalada a favor dos donos da casa. De longe, Régis lançou a bola na cabeça de Tiago, que desviou a meta. Mandou por cima, para sorte do Tricolor.

Substituição: Saiu Thonny, entrou Pepê. aos 29’.

Aos 34’, mais perigo rondou a área gremista. Vinícius dominou, fez o giro e finalizou com precisão, mas mandou alto. Ainda insistindo, os baianos trocaram passes, tentando se infiltrar na zaga gremista. Vinícius chutou rasteiro, mas Marcelo fez nova defesa.

Aos 39’, o Grêmio chegou com um lance de Thaciano, que recebeu passe de Everton e chutou, mas mandou por cima.

Minutos depois, o Bahia tentou com Fernandinho, que passou pela marcação, mas terminou bloqueado. Em contra-ataque, o Tricolor saiu em velocidade com Lima. Ao chegar na área, tentou passe para a direita, mas a zaga conseguiu interceptar a jogada, mandando a bola pela linha de fundo.

Já nos acréscimos, o Bahia teve uma nova oportunidade. Zé Rafael cobrou, mas a jogada foi mal ensaiada e a bola se perdeu sem perigo pela linha de fundo.

Aos 47 minutos, Everton fez uma grande jogada, descendo em velocidade pela esquerda, passando pela marcação e chegando a linha de fundo. O atacante cruzou para Pepê, que não conseguiu finalizar, dividindo com o goleiro Douglas, mas a bola ficou viva, chegando aos pés de Thaciano, que teve o trabalho de empurrar para o fundo das redes, assinando o segundo gol gremista.

Jogo finalizou aos 50’.

*A arbitragem do jogo foi comandada pelo pernambucano Pericles Bassols Pegado Cortez, auxiliado por Clovis Amaral da Silva e Cleberson do Nascimento Leite.

 

Grêmio.net

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

A imagem da mulher, morta, foi exposta em grupo de WhatsApp quando seu corpo estava sendo preparado para o velório

Quatro homens participaram do assalto e fugiram, levando um funcionário refém

Haverá intensa fiscalização nas estradas estaduais e federais do RS