Giro do Vale

Giro do Vale

quinta-feira, 18 de abril de 2024

PF e PRF combatem quadrilha que distribuía contrabando no RS

Foto: Polícia Federal / Divulgação

Uma ofensiva da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) combate uma rede de distribuidores de cigarros contrabandeados que atua no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e no Uruguai. A operação, deflagrada nesta quarta-feira, dia 13, cumpre 53 mandados de busca e apreensão, 22 de prisão nos três estados brasileiros, sequestro de bens de 32 veículos e o bloqueio de valores de contas bancárias de 16 pessoas. Cerca de 200 policiais federais e 80 policiais rodoviários federais participam da ação.

A investigação, que iniciou em setembro de 2017, já apreendeu 1,4 milhão de maços de cigarro, prendeu 34 pessoas em flagrante e apreendeu 31 veículos avaliados em mais de R$ 900 mil no âmbito da Operação Humo. A estimativa de créditos tributários supera os R$ 10 milhões;

O inquérito foi instaurado pela Polícia Federal no Chuí a partir da apreensão de uma carga de 70 mil cigarros contrabandeados, que seria distribuída no Uruguai, onde essa mercadoria é vendida por valor mais alto do que no Brasil.

A partir dessa apreensão, os investigadores iniciaram o mapeamento de uma grande rede de distribuição da mercadoria ilegal para diversos pontos do Rio Grande do Sul, principalmente para Porto Alegre e região Metropolitana, Pelotas, Rio Grande, Litoral Sul do Estado e cidades da fronteira com o Uruguai. Também foram identificados distribuidores do contrabando em Foz do Iguaçu e Marumbi, no Paraná, e na cidade catarinense de Palhoça.

Os crimes investigados na Operação Humo são contrabando, organização criminosa, corrupção de menores, lavagem de capitais e falsidade ideológica.

 

Correio do Povo

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também