Giro do Vale

Giro do Vale

quinta-feira, 28 de março de 2024

Operação combate tráfico de drogas em 22 cidades do Rio Grande do Sul

Foto: Policia Civil / Divulgação

Uma operação da Polícia Civil, deflagrada na manhã desta terça-feira, dia 24, combate o tráfico de drogas em 22 cidades do Rio Grande do Sul. A ofensiva, chamada de Android, tem o objetivo de cumprir 104 mandados judiciais. A intenção é desmantelar o comércio de entorpecentes praticado por suspeitos que integram uma organização criminosa, comandada de casas prisionais do Estado. Trinta e cinco pessoas já foram detidas.

São 43 mandados de prisão e 61 mandados de busca e apreensão domiciliar em Santo Augusto, Coronel Bicaco, Redentora, Campo Novo, Tenente Portela, Três Passos, Crissiumal, Independência, São José do Inhacorá, Três de Maio, Ijuí, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Carazinho, Lagoa Vermelha, Lajeado, Dois Irmãos, Campo Bom, Montenegro, Novo Hamburgo, Charqueadas e Santiago, e na região de Florianópolis (SC).

Comando de quem está preso 

Durante as investigações, iniciadas em julho de 2017, os policiais descobriram que líderes do tráfico que estão presos comandaram e gerenciaram comparsas que realizavam o transporte, o fracionamento e a entrega de drogas para usuários.

A estrutura da organização contava com gerentes regionais, responsáveis por recepcionar e distribuir a gerentes locais em cada cidade da região Celeiro drogas vindas do Vale do Sinos. Em cada cidade, controlados de forma rígida de dentro de presídios, traficantes locais fizeram funcionar “bocas de fumo”. O fenômeno, considerado novo na região pela Polícia Civil, foi marcado por intensa disputa de territórios de tráfico e “ajustes de contas” entre traficantes.

 

Correio do Povo

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também