Giro do Vale / Estado / Geral

Sartori pede permanência da Força Nacional no RS

Governador reuniu-se com o ministro da Segurança Pública nesta terça-feira, dia 17.

Foto: Divulgação

O governador José Ivo Sartori (MDB) solicitou, nesta terça-feira, ao ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, que a Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) permaneça no Rio Grande do Sul. Em agosto de 2016, agentes da tropa federal passaram a reforçar o policiamento ostensivo em Porto Alegre. O convênio, renovado pela última vez em dezembro do ano passado, previa o retorno do efetivo em fim de junho. Cabe ao Planalto responder a solicitação. A previsão é de que uma posição seja dada em breve.

Sartori esteve reunido com Jungmann em Brasília, pela manhã. Outro ponto da agenda envolveu a necessidade de agilizar a licitação do presídio federal de Charqueadas, na região Carbonífera. Ao lado do procurador-geral Euzébio Ruschel, Sartori também solicitou a liberação de recursos de convênios existentes para reaparelhamento da Brigada Militar e investimentos em inteligência, com saldo próximo a R$ 34 milhões.

Jungmann afirmou conhecer a realidade do Rio Grande do Sul adiantou que deve estender a permanência da Força Nacional em Porto Alegre. O ministro prometeu, ainda, avaliar a situação dos convênios e priorizar a pauta penitenciária. “É uma questão nacional, que estamos enfrentando”, destacou.

O presídio federal de Charqueadas está orçado em R$ 42 milhões, com vagas para 218 apenados em regime fechado. A licitação deve ser encaminhada pelo Palácio do Planalto após a conclusão dos estudos geotécnicos necessários para a elaboração do projeto.

 

Correio do Povo

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Colisão fatal entre moto e caminhão vitimou jovem de 15 anos. Pai do garoto conduzia a motocicleta e saiu ileso do sinistro.

13 plantas foram apreendidas, e um homem e 42 anos preso pelo delito.

Homem bateu a cabeça e foi retirado da água por populares. Os bombeiros imobilizaram a vítima, que foi levada para atendimento hospitalar.