Giro do Vale

Giro do Vale

sábado, 20 de abril de 2024

Operação apura suposta fraude em licitações no Daer

Foto: Polícia Civil / Divulgação

A Polícia Civil realizou, na manhã desta terça-feira. dia 14, uma operação para apurar fraudes em licitações do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer).

Conforme apuração feita pela Controladoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage), a fraude investigada teria provocado prejuízos de aproximadamente R$ 500 mil.

Na operação denominada Abecedário foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão nas cidades de Porto Alegre, Cachoeirinha e São Leopoldo, na Região Metropolitana, em Passo Fundo, no Norte gaúcho, e no Rio de Janeiro.

A ação contou com a participação de 85 policiais civis, 28 viaturas e o apoio da Polícia Civil do Rio de Janeiro.

Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Transporte e o Daer informaram que adotaram as medidas necessárias para apurar as suspeitas de irregularidades. Ainda de acordo com a nota, o responsável pela contratação foi exonerado, além do rompimento do contrato e notificação das empresas para que os valores fossem devolvidos.

De acordo com o delegado Sander Cajal, a operação é apenas mais uma fase da investigação, que agora busca documentos e outras provas que possam contribuir com o que já foi apurado pela polícia.

“São em torno de 11 a 13 investigados, mas esse número pode aumentar a partir do que for sendo apurado”, disse o delegado, afirmando ainda que já foi confirmado o envolvimento de servidores e ex-servidores.

O caso

Em setembro de 2017 uma sindicância que investigou a terceirização de um serviço de protocolo no Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) identificou problemas como sobrepreço e a contratação desnecessária de uma empresa.

O caso fez com que um diretor pedisse exoneração do cargo devido a conclusão da sindicância. O procedimento apontou que ele conduziu o processo de contratação e teria alegado urgência para conseguir terceirizar o serviço de protocolo.

De acordo com a sindicância, algumas das empresas que participaram do processo de contratação por meio de carta convite eram de propriedade da mesma pessoa. A concessão teria gerado um custo adicional de R$ 400 mil aos cofres públicos.

Confira a nota na íntegra:

A Secretaria dos Transportes e o Daer tomaram todas as providências cabíveis para apurar as suspeitas de irregularidades quanto à contratação dos serviços de protocolo da autarquia, realizada em 2016. Após apontamentos realizados pela Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage), houve a exoneração do diretor responsável pelo contrato, assim como o rompimento, por parte do Daer, dos vínculos firmados com as empresas. As mesmas foram notificadas a devolver ao erário público os valores apontados como indevidamente pagos.

A Secretaria dos Transportes, juntamente com o departamento, abriu uma sindicância, que apurou as devidas responsabilidades e deu andamento às providências necessárias. A Procuradoria-Geral do Estado (PGE), assim, instaurou o respectivo Processo Administrativo Disciplinar (PAD). A secretaria salienta que não há qualquer tipo de investigação ocorrendo no âmbito do Daer e, sim, relacionada a agentes públicos específicos e empresas contratadas ao longo de 2016.

Por fim, o Estado reforça seu interesse no total esclarecimento dos fatos e na aplicação das penalidades aos responsabilizados. Para tanto, a Secretaria dos Transportes e o Daer já encaminharam oficialmente todos os documentos e procedimentos relacionados para o Ministério Público, Cage e PGE, no intuito de colaborar com as investigações.

G1-RS

Compartilhe:

Comentários

  • anonimo
    14 agosto, 2018

    daer..uma máquina de fazer dinheiro e desvio de combustíveis as custas da gauchada que trabalha..o pessoal do daer….ah esses estão sempre de folga.férias .aba etc

  • lh
    15 agosto, 2018

    Daer so serve para aposentar funcionariou

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também