Giro do Vale

Giro do Vale

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Grêmio goleia o Tucumán e está na semifinal da Libertadores

Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação

O Grêmio goleou o Atlético Tucumán com autoridade, nesta terça-feira, na Arena, e está na semifinal da Libertadores. O Tricolor até teve alguma dificuldade até abrir o placar, mas ainda no primeiro tempo viu a expulsão do goleiro Lucchetti abrir caminho para mandar o recado ao River Plate com um sonoro 4 a 0. Luan foi o maestro da atuação que deixa o Tricolor mais perto do tetra da América. Antes do River, contudo, o Grêmio encara o Bahia, sábado na Arena, de olho na ponta do Brasileirão.

O começo da partida chegou a ser nervoso, com o Tucumán apostando em velocidade e ligações diretas, contra uma zaga gremista ainda se achando. Mas o Tricolor tomou as rédeas da partida na metade final construiu sua vitória.

A obrigação de buscar um resultado era do Tucumán, só que os gremistas mostraram iniciativa logo no primeiro lance. Aos 2 minutos, Léo Moura acionou Luan na meia-lua. O atacante teve espaço para ajeitar e chutar. Tirou do zagueiro e bateu forte, para fora.  A resposta dos hermanos fez alguns gremistas se encolherem nas cadeiras, entretanto. Geromel afastou mal um lançamento do campo defensivo e Acosta emendou de primeira. Saiu um míssil, tirando tinta to poste direito.

Marcelo Grohe teve que trabalhar aos 11 minutos, enquanto o Grêmio ainda buscava um encaixe melhor da marcação. Mercier desviou lançamento de cabeça, três marcadores exitaram e sobrou para Acosta. Ele chutou fore, na marca penal, mas o goleiro tricolor fez boa defesa.

Grêmio encaixa e domina

Depois desse lance, acabaram as fichas do Tucumán. Aos 16, Everton deu uma amostra grátis de que o gol estava a caminho. O garoto recebeu belo lançamento de Luan e tirou do goleiro com categoria. Por capricho, saiu em tiro de meta. No lance seguinte, Luan chutou prensado da meia-lua, a bola voltou e ele abriu para Alisson. O atacante chutou forte no canto esquerdo, a zaga desviou.

O ataque gremista prometia um gol, mas a torcida foi frustrada mais uma vez aos 27 minutos. Everton foi lançado nas costas da zaga e chutou no canto esquerdo. Lucchetti roçou de leve com as mãos e conseguiu tirar para escanteio.

Aos 35 minutos, contudo, acabou a paz do Tucumán. Léo Moura foi acionado na direita, olhou para a entrada de Thaciano no segundo pau e cruzou com precisão. O volante desviou para baixo e a bola entrava devagar. Para não dar chance à zaga, Luan completou e correu para o abraço com o 1 a 0.

Que virou 2 a 0 antes do intervalo. Aos 38 minutos, Alisson disparou em contragolpe, driblou o goleiro e foi derrubado com quase um golpe de arte marcial. Uma chave de braço de Lucchetti. Pênalti marcado e o goleirão expulso após análise da video-arbitragem. Cícero confirmou o gol com categoria, bateu no canto esquerdo e o goleiro substituto Sanchez fora foto na direita.

Tricolor vai para cima e goleia

A vantagem numérica e no placar era grande, o segundo tempo podia ser protocolar. Não para o Grêmio, que foi ao ataque quando a bola rolou. Antes do ponteiro virar o primeiro minuto, Luan teve a chance na área. A jogada foi de Everton, que limpou na esquerda e achou o companheiro na cara do gol. Luan chutou e a bola foi em cima do goleiro.

Com mais futebol e 11 jogadores contra 10, o Grêmio buscou a goleada ao natural. Aos 7 minutos, grande troca de passes, que envolveu seis jogadores, gerou o 3 a 0. Cortez mandou para Luan, que abriu com Alisson de forma consciente. O atacante fulminou de pé direito e o chute explodiu no zagueiro. Só que as costas do goleiro estava no caminho e desviaram a bola para o fundo das redes. Gol esquisito também vale!

Renato Portaluppi fez mudanças, poupando Everton e Kanneman. Entraram Jael e Paulo Miranda. Douglas também foi acionado para o lugar de Alisson.

Um 4 a 0 ao estilo Jael quase veio aos 26 minutos. Cícero lançou Cortez na esquerda, o lateral cruzou rasteiro na pequena área e Jael voou de cabeça na bola. Sim, foi de cabeça na bola rasteira, saiu prensado.

No finalzinho, veio o 4 a 0 estilo Jael. Douglas lançou o centroavante na área, nas costas da marcação. Ele foi esperto, travou a bola e esperou o choque do adversário. Pênalti marcado e a torcida em coro pedindo Luan. Renato autorizou, mas o meia-atacante devolveu a bola para Jael. Boa escolha, pois o atacante bateu firme no canto esquerdo e definiu a goleada gremista.

Libertadores – Quartas de final

Grêmio 4

Grohe; Léo Moura, Geromel, Kannemann (Paulo Miranda) e Cortez; Matheus Henrique, Thaciano, Cícero e Alisson (Douglas); Everton (Jael) e Luan. Técnico: Renato Portaluppi

Tucumán 0

Lucchetti; San Román, Lamas (Patrón), Cabral e Matías; Acosta, Aliendro, Mercier e Barbona (Sánchez); Rodríguez e Díaz (Leyes). Técnico: Ricardo Zielinski.

Gols: Luan (35min/1ºT), Cícero (44min/1ºT), Alisson (7min/2ºT) e Jael (48min/2ºT).

Cartão vermelho: Lucchetti.

Arbitragem: Roberto Tobar.

Público: 47.304 torcedores.

Local: Arena

 

Correio do Povo

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também