Giro do Vale

Giro do Vale

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Lajeado instala ponto para fotos com nome do município

Foto: Natalia Ribeiro / Grupo Independente / Divulgação

O município de Lajeado agora tem um ponto oficial para fotos e turismo com o nome da cidade. Na última quinta-feira, dia 25, foi encerrada a instalação do letreiro gigante, em frente ao lago do Parque Professor Theobaldo Dick, na Rua Santos Filho, no Centro. Ao custo de R$ 21,8 mil, a obra foi realizada pela Cia do Letreiro Ltda, de Caxias do Sul, na Serra do estado, vencedora de licitação.

Nos próximos dias, o ponto receberá serviços de jardinagem e arborização, como fala o coordenador do Departamento de Agricultura da Prefeitura de Lajeado, Carlos Kayser. “Agora vem a outra etapa, em que queremos fazer melhorias no entorno, colocar grama, flores, deixar o ponto bem identificado para que as pessoas possam aproveitá-lo”. O setor é vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (Sedetag), pasta da qual partiu o recurso para a placa.

Diante de questionamentos de munícipes nas redes sociais, quando da divulgação do projeto, e em razão do custo, Kayser explica que “é preciso entender que são verbas específicas. Por exemplo, essa sai do Turismo, que é vinculado ao Gabinete do Prefeito. Significa que é para investimento em identificação de pontos turísticos do município. Questionam se o valor poderia ser usado para outras coisas, mas existem os departamentos, rubricas específicas aprovadas para cada setor”.

Uma pesquisa realizada pela administração municipal teria identificado o parque como o espaço mais visitado e reconhecido pelos entrevistados como ponto turístico do município. Por isso, a decisão pelo local. “Para que as pessoas que vêm de fora ou que são de Lajeado possam tirar uma foto, uma selfie com o nome de Lajeado”, acrescenta o coordenador, que fala do potencial turístico da placa.

Iluminação especial foi projetada sobre as letras. A Prefeitura vai investir mais R$ 100 mil na reforma do quiosque e na ampliação dos banheiros do parque, além de comprar cerca de 30 bancos para serem instalados na extensão do espaço verde. Câmeras de monitoramento do Departamento de Agricultura, instalado no Ginásio Nelson Francisco Brancher, dentro do parque, foram direcionadas para filmar as proximidades da placa. Mais equipamentos devem ser colocados em breve.

Estrutura

No conjunto de caracteres, a letra “O”, de Lajeado, foi substituída por um coração na cor vermelha. Cada letra tem 1,30 metro de altura e 80 centímetros de largura. No total, somando todo o perímetro, serão cerca de oito metros de largura. O material utilizado é metal, a fim de ampliar a durabilidade do letreiro turístico.

Grupo Independente

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também