Giro do Vale

Giro do Vale

sexta-feira, 29 de março de 2024

Quadrilha especializada em roubos a banco e casas de câmbio no RS é alvo de operação

Foto: Polícia Civil / Divulgação

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quarta-feira, dia 17, a segunda fase da Operação Jaguarão, que investiga uma série de roubos a bancos, casas de câmbio e a outros estabelecimentos financeiros, praticados por um grupo criminoso. A ação cumpre seis mandados de busca e apreensão e cinco de prisão preventiva, em Porto Alegre, Alvorada, Eldorado do Sul e Bagé.

Durante a ação, uma mulher foi presa em flagrante na Ilha das Flores, na Capital, por porte irregular de arma. Ela era considerada foragida da Justiça e é companheira de um dos homens alvos da operação. Dois dos suspeitos já se encontravam presos em Bagé e na Capital – um participou efetivamente dos crimes e outro ajudou com informações sobre a agência bancária. Eles já haviam sido detidos pela participação nos roubos, mas foram soltos e presos novamente por outros crimes. Os demais estão foragidos.

As investigações foram coordenadas pela Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) de Bagé, com apoio da Delegacia de Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), e envolvem o roubo contra uma agência do Sicredi, no distrito da Colônia Nova, em Aceguá, no dia 15 de maio deste ano. Na ocasião, quatro homens armados invadiram a agência bancária, renderam o vigilante e os clientes e roubaram o dinheiro do cofre da agência.

Durante a fuga, os criminosos utilizaram um veículo Honda HRV, roubado em Porto Alegre, e foram perseguidos pela Polícia Civil e a Brigada Militar. Eles abandonaram o carro e se esconderam em um mato, no interior do assentamento Jaguarão, no município de Aceguá. Por meio de cerco, os policiais conseguiram apreender um segundo veículo utilizado no crime – uma Renault Duster, também roubada na região metropolitana. A polícia descobriu ainda a participação de um morador local que fazia o apoio logístico e passava informações sobre o dinheiro da agência bancária. O homem foi preso em flagrante por posse de arma de fogo e receptação.

Outros crimes

Um dia depois do roubo em Aceguá, dois dos criminosos que tinham se escondido em um mato realizaram um roubo de veículo em uma estrada vicinal, mantendo um casal refém até chegar em Bagé. Lá, eles se encontraram com os outros dois criminosos e organizaram a fuga para Porto Alegre.

Na tarde do mesmo dia, os policiais localizaram um dos assaltantes e com ele apreenderam uma submetralhadora calibre 9mm, de uso restrito. Ele foi preso e encaminhado ao presídio.

Já na madrugada do dia 17 de maio, os três criminosos restantes sequestraram um casal e o obrigaram a dirigir até a cidade de Porto Alegre, para que retornassem à região Metropolitana com as armas e o produto do crime.

O delegado Cristiano Ritta destacou que durante as investigações os demais participantes foram identificados e a Polícia Civil fez o pedido das prisões preventivas e buscas e apreensões, que foram deferidas pelo Poder Judiciário de Bagé.

 

Correio do Povo

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também