Giro do Vale / Estado / Geral

Chuva forte avança sobre o RS entre sexta e sábado

Dia começa quente, com máximas de 35°C em alguns pontos

Um centro de baixa pressão traz forte instabilidade para o Rio Grande do Sul entre esta sexta-feira e sábado. O sol chega a aparecer com nuvens na maioria das regiões, mas o tempo se instabiliza na Metade Oeste ainda na madrugada e de manhã.

Da tarde para a noite, a chuva avança para grande parte do Estado, devendo ser localmente forte a torrencial e com risco de temporais isolados. A instabilidade deve chegar em Porto Alegre à noite ou no começo do sábado. No Sul, as precipitações serão mais escassas. Antes da chuva ainda se espera calor e muito abafamento.

As mínimas rondam os 15°C em São José dos Ausentes e os 18°C em Passo Fundo. As máximas, por sua vez, podem chegar a 33°C em Santa Maria e 35°C em Santa Cruz do Sul. Na região, os termômetros variam entre 18°C e 34°C.

Uma linha de tempestades com mais de 500 quilômetros de extensão avançou pelo Centro da Argentina com chuva forte, ventania e granizo. Entre a tarde e a noite da quinta, fortes áreas de instabilidade se formaram à medida que a pressão atmosférica caía.

Centro de baixa pressão atua no Paraguai e começa a se deslocar para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Esse sistema ingressa no território gaúcho entre o final desta sexta e o começo do sábado. A MetSul alerta que o tempo se instabiliza muito. Como estará quente e com pressão atmosférica baixa, ao redor de 1000 hPa, a atmosfera estará propícia para a formação de nuvens carregadas que podem provocar temporais com fenômenos severos isolados.

A chuva será volumosa na Metade Norte e parte do Centro do Estado. Muitos municípios destas regiões devem ter de 50 a 100 mm, com marcas pontuais acima de 100 mm ou 150 mm. Volumes muitos altos são esperados em curto período. O vento aumenta e soprará moderado com rajadas fortes localizadas. No domingo, ar mais seco melhora o tempo em quase todo o Estado.

 

Correio do Povo

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Corpo estava próximo ao Rancho Bonanza

Trio armado rendeu as duas pessoas que estavam no veículo

Regiões mais afetadas são monitoradas pela RGE e pela RGE Sul